IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Clientes madrugam em fila atrás de liquidação; 1º chegou na manhã de ontem

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

06/01/2017 08h37Atualizada em 06/01/2017 14h53

Consumidores passaram a madrugada desta sexta-feira (6) na fila em busca de descontos anunciados pela rede varejista Magazine Luiza, que promove hoje sua liquidação anual. As portas foram abertas às 6h da manhã. 

Na loja da Marginal Tietê, na zona norte de São Paulo, o primeiro a chegar foi Ivan Bazoberry, 30, costureiro. Ele diz ter chegado às 8h30 da quinta-feira (5) para garantir as compras.

Acompanhado da mulher, do filho e de uma tia, ele disse, antes de entrar, que estava em busca de uma geladeira e de uma máquina de lavar roupas. Além dos dois produtos, também comprou uma TV, e diz ter economizado cerca de R$ 1.000.

Boliviano, no Brasil há dez anos, Bazoberry diz que é o segundo ano em que vai à liquidação. Em 2016, chegou às 12h da véspera da promoção, mas ficou "no meio" da fila. "Quando cheguei já não tinha geladeira, então cheguei mais cedo hoje", diz.

 

 

Em Franca, a 400 quilômetros de São Paulo e local de fundação da empresa, consumidores começaram a formar fila já no primeiro dia do ano, no domingo (1º).

Pipoca e dominó na fila

Veterano da liquidação, o metroviário Cildon Correia, 66, diz que é o quinto ano em que participa e que já fez até amigos na fila, em edições anteriores. Experiente, diz que foi "preparado" para a maratona. Chegou às 17h da quinta com a mulher, levando refrigerante, cerveja, pipoca e "um dominozinho para jogar".

Neste ano, diz que não foi em busca de um produto específico. "É mais curiosidade para ver o que está em oferta."

Celular ajuda --até acabar o crédito

Nem todo mundo, porém, se planejou para ficar na fila. Vinda de Mairiporã, a 37 km de São Paulo, Camila Bastos Chiaradia, 27, diz que chegou com os pais às 19h da quinta-feira em busca de uma TV, sem nem saber da promoção. Ao chegar, decidiram ficar na fila.

"Cheguei aqui e vi que estava tendo esse saldão, mas não sabia, não. Aí, ficamos para ver", conta.

Ela disse que nem tinham jantado, então passaram a madrugada à base de água, café, pipoca e coxinha. Para passar o tempo, o celular ajudou até o momento em que o crédito acabou. "É uma aventura, né?"

Descontos

A empresa promete descontos de até 70% em mais de 3 milhões de produtos, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos e artigos de informática.

A liquidação, que acontece desde 1994, é realizada nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Neste ano, devem participar da ação 791 lojas da rede.

Funcionamento do site

Segundo a empresa, o site do Magazine Luiza está inativo desde a madrugada desta sexta-feira, e os clientes não poderão fazer compras pela internet durante a ação, "enquanto houver filas nas lojas". Quando acabarem as filas, o site também deve oferecer descontos.