IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta segunda, 16 de janeiro

Vinícius Garcia

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 20h15

Mercado em movimento

A Bovespa fechou em alta de 0,28%, com 63.831,28 pontos. O avanço foi influenciado pela valorização das ações da Vale, da Petrobras e das metalúrgicas e siderúrgicas.

No mercado de câmbio, o dólar teve alta de 0,52%, cotado em R$ 3,238. Este é o segundo avanço seguido da moeda, que subiu 1,45% na última sexta-feira.

Leia mais
 

Concentração financeira

O Banco do Brasil, o Itaú, a Caixa e o Bradesco têm 72,4% dos recursos das instituições financeiras do país. Em 2000, estes mesmos bancos tinham participação de 50,4%.

O aumento significativo é explicado por operações como a incorporação do HSBC pelo Bradesco e da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. Os dados são relativos a setembro do ano passado e foram divulgados pelo Banco Central.

Leia mais
 

 

Expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional revisou para baixo as perspectivas para a economia brasileira neste ano. Um dos principais motivos é a incerteza política associada a Donald Trump, que vai assumir a Presidência nos EUA.

O fundo prevê crescimento de 0,2% da economia do país em 2017. A projeção anterior era de 0,5%. A previsão de fechamento do PIB do Brasil em 2016 foi de retração de 3,3% para 3,5%. Os dados oficiais do Produto Interno Bruto ainda não foram divulgados pelo IBGE.

Leia mais
 

Previsão de queda

Economistas consultados pelo Banco Central reduziram a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para 9,75% no final de 2017.

Já a previsão da inflação caiu de 4,81% para 4,8%. O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas existe uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Leia mais
 

 

Igualdade distante

A igualdade salarial entre gêneros ainda está longe de ser alcançada no mundo. Isso é o que aponta um relatório da ONG britânica Oxfam.

O documento informa que, no ritmo atual, são necessários 170 anos para que as mulheres recebam salários iguais aos dos homens. Hoje, quem é do sexo feminino ganha de 31% a 75% menos do que os homens. O relatório também aponta que oito bilionários têm a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial.

Leia mais
 

Atualização online

Quem precisa atualizar os dados cadastrais do CPF já pode fazer o procedimento pela internet. A Receita Federal liberou hoje o serviço. Antes era necessário ir a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa. Essa opção ainda está sendo oferecida.

O serviço de atualização dos dados pela internet vai funcionar 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana, no site da Receita.

Leia mais
 

Agenda da semana

Na agenda da semana, a Fundação Getúlio Vargas divulga amanhã o Índice Geral de Preços -10, o IGP-10.