IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência da Caixa cobra R$ 2,70 por extrato de FGTS em João Pessoa (PB)

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Colaboração para o UOL, em João Pessoa (PB)

16/02/2017 16h31

Trabalhadores da Paraíba foram surpreendidos nesta quinta-feira (16) ao tentar consultar o saldo de suas contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Uma agência da Caixa Econômica Federal decidiu cobrar R$ 2,70 por página impressa com o extrato do fundo.

O caso aconteceu na agência que fica no bairro de Mangabeira, na zona sul de João Pessoa (PB), e foi denunciado por um cliente. 

O UOL entrou em contato com a agência bancária, mas nenhum funcionário do local quis comentar o assunto. 

Em nota, a Caixa informou que "os serviços de atendimento ao trabalhador titular de conta do FGTS são isentos de cobrança de tarifa, tanto pelo site como no atendimento presencial". O banco não quis informar quantas pessoas acabaram pagando a taxa.

Esse foi um caso isolado, segundo a assessoria de imprensa do banco. Ainda segundo a assessoria, quem pagou a cobrança indevida deve receber o dinheiro de volta. Para quem tem conta na Caixa, o dinheiro será devolvido diretamente na conta. Para quem não é cliente do banco e pagou por boleto, será preciso apresentar esse documento na mesma agência para ser ressarcido.

Calendário oficial

O calendário de saques do dinheiro de contas inativas foi divulgado na última terça-feira (14) pelo governo. O saque deve ser feito de 10 de março até 31 de julho. Para evitar que muita gente vá ao mesmo tempo às agências da Caixa, foi definida uma ordem para os saques, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador:

Agências da Caixa vão estender horário

Para reforçar o atendimento, algumas agências da Caixa vão abrir, das 9h às 15h, nos seguintes sábados: 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

As agências também abrirão duas horas mais cedo até sexta-feira (17).

Para saber quais agências terão horário especial de funcionamento, consulte o site da caixa: http://zip.net/bwtDmy (link encurtado e seguro).

Outros canais de atendimento

A Caixa criou um site e um serviço telefônico para tratar apenas das contas inativas do FGTS:

Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas.

Veja como usar o aplicativo para ver saldo do FGTS

UOL Notícias