IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saque do FGTS vai bancar Fusca turbinado e viagem ao exterior

Antônio Rodrigues (esq.) e Beethoven Lina já têm planos para usar dinheiro que sacaram - Afonso Ferreira/UOL
Antônio Rodrigues (esq.) e Beethoven Lina já têm planos para usar dinheiro que sacaram Imagem: Afonso Ferreira/UOL

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

11/03/2017 12h09

Turbinar os dois carros e estudar no exterior são alguns dos planos dos trabalhadores que conseguiram sacar o dinheiro de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) neste sábado (11).

Estão abertas hoje 1.841 agências no país para atender exclusivamente quem vai sacar o dinheiro ou quer tirar dúvidas sobre o benefício. A relação de agências que vão funcionar neste sábado pode ser consultada no site da Caixa. O horário de atendimento será das 9h às 15h.

O almoxarife Beethoven da Silva Souza Lina, 34, foi a uma agência da Caixa Econômica Federal na avenida Paulista, em São Paulo, para sacar o dinheiro de sua conta inativa. Ele diz que vai usar o benefício para dar uma renovada em seus dois carros: um Fusca 1983 e um Chevette 1992. "Vou turbinar os dois", disse.

Lina afirma que trabalhou durante oito anos, até 2014, como auxiliar de farmácia. Como foi ele quem pediu demissão, não conseguiu sacar o dinheiro do FGTS na época.

Com a liberação das contas inativas, ele conseguiu sacar o benefício e transferir para a conta em outro banco. "Faço parte de um clube de donos de Fusca. Agora poderei realizar um sonho antigo de turbinar o meu carro", diz Lina.

Já o vendedor Antônio Rodrigues, 33, que também foi à agência da avenida Paulista, pretende usar o dinheiro para aprimorar o inglês no exterior. Ele diz que tem como meta fazer curso de um mês na África do Sul ou no Canadá.

O trabalhador afirma ter sacado o FGTS de três contas inativas de empregos anteriores. Uma delas, porém, constava como ativa. Foi necessário tirar cópia da carteira de trabalho e do contrato de rescisão para que a situação fosse regularizada na própria Caixa.

"Por precaução, eu trouxe todos os documentos comigo e não tive problema. Se não tivesse trazido, teria de voltar outro dia", disse.

Como tem conta na Caixa, o vendedor disse que o crédito iria ser depositado até a próxima terça-feira.

4,8 milhões de trabalhadores

Nesta primeira fase, podem sacar o dinheiro trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro. São cerca de 4,8 milhões de pessoas, de acordo com a Caixa. Tem direito ao saque o trabalhador com carteira assinada que pediu demissão ou que foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. 

Quem nasceu entre março e dezembro precisa esperar até as datas estipuladas pela Caixa.

Confira aqui como receber seu dinheiro. 

Saques vão até 31 de julho

É possível sacar o dinheiro até 31 de julho de 2017. Por exemplo: se o trabalhador nascido em janeiro não sacar o dinheiro agora, ele ainda pode fazer o saque até 31 de julho.

Depois disso, só vai poder sacar esse dinheiro seguindo as regras antigas --ao se aposentar ou se for comprar a casa própria, por exemplo.

FGTS: Como saber se você tem direito ao saque de conta inativa

UOL Notícias