IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trabalhadores reclamam de demora e falta de informação para sacar o FGTS

Trabalhadores esperam mais de uma hora em agência da Caixa em Itaquera - Afonso Ferreira/UOL
Trabalhadores esperam mais de uma hora em agência da Caixa em Itaquera Imagem: Afonso Ferreira/UOL

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

11/03/2017 15h30

No segundo dia de saques das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), alguns problemas do primeiro dia se repetiram. Trabalhadores disseram esperar por mais de uma hora na fila e reclamaram da falta de informação. Ao todo, 1.841 agências abriram neste sábado (11) em todo o país exclusivamente para quem vai tirar dúvidas ou sacar o benefício.

Em uma agência da Caixa Econômica Federal na avenida Itaquera, zona leste da capital paulista, a fila estava do lado de fora por volta das 12h30 deste sábado, quando a reportagem do UOL esteve no local.

Alguns trabalhadores disseram estar há mais de uma hora na fila para pegar a senha. Depois disso, ainda teriam de aguardar por tempo indeterminado até serem atendidos na boca do caixa.

O microempresário Antônio Sabino, 64, reclamou, além da demora, da falta de informação por parte dos funcionários da Caixa. Depois de esperar mais de uma hora na fila, ele foi informado de que teria de voltar outro dia, pois o atendimento neste sábado era exclusivo para nascidos em janeiro e fevereiro --Sabino nasceu em julho.

"A informação que eu tinha era de que qualquer um poderia vir hoje tirar dúvidas", afirma o microempresário, que tem razão. De acordo com a Caixa, os nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar o dinheiro das contas inativas desde a última sexta-feira (10). Quem nasceu depois, precisa esperar as datas estipuladas pelo banco, mas pode ir às agências para tirar dúvidas.

O que diz a Caixa: por meio de sua assessoria de imprensa, o banco informou que esse foi um caso pontual de orientação errada. Porém, a recomendação é para que as pessoas que não vão sacar agora deixem para tirar dúvidas mais para frente, quando as filas estarão menores, segundo a Caixa.

Sobre a demora no atendimento, uma funcionária da agência, que não quis se identificar, informou que o problema era o excesso de pessoas. "Os sistemas estão normais e temos sete guichês de atendimento funcionando", disse.

Sem explicação

Cliente Caixa - Afonso Ferreira - Afonso Ferreira
A analista de contas Márcia Barcelos Coimbra não conseguiu sacar o FGTS
Imagem: Afonso Ferreira

A analista de contas Márcia Barcelos Coimbra, 44, foi a uma agência da Caixa na avenida Paulista, na manhã deste sábado, para tentar sacar o dinheiro de uma conta inativa, mas não conseguiu.

Segundo ela, um funcionário da Caixa lhe informou que havia um problema no sistema do banco, mas não soube explicar por que o benefício não era liberado. "Eles abriram um chamado interno e pediram para eu voltar na terça-feira para ver se tem alguma resposta", afirmou.

Coimbra, que mora na região de Itaquera, na zona leste, disse que foi à agência na região central para fugir das filas. No entanto, ela volta para casa desapontada. "É frustrante. A gente dedica um tempo para vir aqui, vem de longe, e não consegue resolver o assunto", declarou.

O que diz a Caixa: a assessoria do banco informou que, provavelmente, existe alguma inconsistência no cadastro da trabalhadora, por isso o dinheiro não é liberado. Também disse que seria preciso analisar pontualmente o caso para descobrir qual seria a inconsistência.

4,8 milhões de trabalhadores

Nesta primeira fase, podem sacar o dinheiro trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro. São cerca de 4,8 milhões de pessoas, de acordo com a Caixa. Tem direito ao saque o trabalhador com carteira assinada que pediu demissão ou que foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. 

Quem nasceu entre março e dezembro precisa esperar até as datas estipuladas pela Caixa.

Confira aqui como receber seu dinheiro. 

Saques vão até 31 de julho

É possível sacar o dinheiro até 31 de julho de 2017. Por exemplo: se o trabalhador nascido em janeiro não sacar o dinheiro agora, ele ainda pode fazer o saque até 31 de julho.

Depois disso, só vai poder sacar esse dinheiro seguindo as regras antigas --ao se aposentar ou se for comprar a casa própria, por exemplo.

FGTS: Como saber se você tem direito ao saque de conta inativa

UOL Notícias