IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa recomenda não fazer saque do FGTS nesta semana para evitar filas

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

13/03/2017 04h00

A Caixa Econômica Federal recomenda aos trabalhadores que não têm urgência em sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) das contas inativas a esperar passar a primeira semana de liberação do calendário de pagamentos e ir a uma agência a partir do dia 20 (segunda-feira da próxima semana).

O banco espera que nessa data o atendimento comece a voltar ao normal. Para os próximos meses, a Caixa ainda avalia qual será a orientação aos trabalhadores.

O saque das contas inativas teve início na sexta (10) para os nascidos em janeiro e fevereiro. No primeiro dia da liberação do calendário, as agências da Caixa abriram duas horas antes, mas mesmo assim o trabalhador que foi resgatar o dinheiro teve de enfrentar filas e desencontro de informações.

A recomendação da Caixa é que os trabalhadores levem a carteira de trabalho, mesmo para saques com valor inferior a R$ 10 mil. A apresentação do documento não é obrigatória, mas, se houver alguma pendência, ele poderá resolver a situação.

Quem tem direito ao saque das contas inativas

Trabalhador com carteira assinada que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

Prazo para saque termina em julho

É possível sacar o dinheiro até 31 de julho de 2017. Se o trabalhador nascido em janeiro, por exemplo, não retirar os valores agora, ele ainda pode fazer o saque até 31 de julho.