IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC prevê alta de 0,5% no PIB e inflação de 4% em 2017, dentro da meta

Do UOL, em São Paulo

30/03/2017 08h17Atualizada em 30/03/2017 10h25

O Banco Central piorou a previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e diminuiu a expectativa de inflação para este ano. Agora, o órgão estima crescimento de 0,5% da economia e inflação de 4%, de acordo com o relatório trimestral de inflação, divulgado nesta quinta-feira (30).

Se a previsão se confirmar, a alta dos preços em 2017 vai ficar dentro da meta do governo. O objetivo é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo (na prática, variando entre 3% e 6%). Em 2016, a inflação foi de 6,29%

A projeção anterior, divulgada no relatório de dezembro, trazia estimativa de 0,8% para o PIB (Produto Interno Bruto) e inflação de 4,2%.

Veja as projeções do BC para 2017:

  • Inflação: 4% (antes era de 4,2%)
  • PIB: 0,5% (antes era 0,8%)

'Intensificação' do corte de juros

O BC deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte da taxa básica de juros, diante da queda na previsão para a inflação.

"A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", disse o banco.

Desde que iniciou o ciclo de corte dos juros, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25% ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto percentual e depois dois de 0,75 ponto.

Relatório orienta decisões do BC

O Relatório de Inflação é publicado trimestralmente pelo Banco Central. Ele reúne indicadores da economia nacional e global, além de projeções para os próximos meses feitas pelo próprio BC e por analistas de mercado.

O objetivo do documento é identificar a tendência da inflação, para embasar as decisões do BC a respeito dos juros. A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, se reúne para definir a taxa básica de juros (Selic), que serve de referência para outras taxas. 

Em geral, juros altos são usados para controlar a inflação, porque deixam o crédito mais caro e levam as pessoas a consumir menos, forçando os preços a caírem. Por outro lado, juros altos dificultam o crescimento, principalmente num momento de crise e desemprego, como o que o Brasil enfrenta.

Projeções do mercado

As estimativas do Banco Central são semelhantes às de especialistas consultados pelo banco.

O último Boletim Focus, uma pesquisa semana, prevê que o país deve fechar este ano com a economia crescendo 0,48% e inflação de 4,12%.

(Com Reuters)

O que é inflação? Entenda

TV Folha