IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anvisa interdita linguiça da marca Frigosantos, investigada na Carne Fraca

12/04/2017 12h39Atualizada em 12/04/2017 18h24

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interditou nesta quarta-feira (12) a linguiça calabresa defumada da marca Frigosantos. A interdição vale para todos os alimentos com o prazo de validade 30 de abril.

A empresa é uma das investigadas na operação Carne Fraca, da Polícia Federal. 

Segundo a agência, a interdição é devida ao resultado de análises laboratoriais em produtos de origem animal feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em alguns dos estabelecimentos que são alvos da ação da PF.

A análise identificou a presença da bactéria estafilococos na linguiça calabresa defumada da Frigosantos, o que desrespeita os critérios sanitários da Anvisa e ameaça a saúde da população, de acordo com o órgão. 

A interdição do produto foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta e já está em vigor. 

Outro lado

Consultada pelo UOL, a empresa Frigosantos informou, por meio de nota, que "não se conforma com o resultado do Certificado Oficial de Análise (COA) nº 04080/17 Lanagro/RS, sendo que, inclusive, requereu análise de contraprova no dia 10/04/2017, pois sempre zelou pelas condições sanitárias de seus produtos".

A nota, enviada pelo advogado da empresa, João Francisco Monteiro Sampaio, diz que "em análises realizadas em outros produtos como cozidos, linguiça frescal e matéria-prima, de lotes de 28/03/2017, todos os resultados foram satisfatórios, atendendo às normas pertinentes".

"Assim, com o objetivo de comprovar a qualidade de seus produtos, a Frigosantos já efetuou o recolhimento do lote de vencimento 30/04/2017 da Linguiça Tipo Calabresa Defumada e suspendeu a linha de produção desta até que saia o resultado da contraprova", informou a empresa.