IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tem livro usado em casa? Você pode vender na Amazon e ganhar grana extra

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/04/2017 14h13

Se você tem livros usados em casa e não sabe o que fazer, saiba que é possível ganhar um dinheiro extra com eles. Nesta quarta-feira (12) a Amazon lança no Brasil uma plataforma para que pessoas físicas, sebos, livrarias e editoras vendam livros usados ou raros pelo site da empresa.

O lançamento do serviço, com o cadastro dos primeiros parceiros, acrescenta 100 mil livros novos e usados em português ao catálogo da Amazon, que já contava com outras 150 mil obras. Além de novos títulos, o consumidor também ganha opções de preço, segundo a empresa. Ao navegar pelo site, ele poderá encontrar um mesmo livro oferecido por mais de um vendedor e terá a chance de optar pelo que achar melhor.

O vendedor, no entanto, é o responsável por embalar e enviar o pedido para o comprador e por calcular o valor do frete, de acordo com a empresa.

Planos

Para quem quer vender livros, existem dois planos. O primeiro, chamado de Plano Individual, é para quem pretende vender menos de dez livros por mês. É cobrada uma taxa de R$ 2 por item vendido, além de uma comissão de 10% sobre o valor total da venda, incluindo o frete.

O segundo é o Plano Profissional, indicado para quem vai vender mais de dez livros no mês. É cobrada uma mensalidade de R$ 19, além da comissão de 10% sobre cada venda. A mensalidade, no entanto, só será cobrada a partir do quarto mês de assinatura (os três primeiros são grátis). O plano também conta com ferramentas adicionais, como tabelas para gerenciar pedidos e inventário.

Para escolher um dos planos e começar a vender, é preciso acessar a plataforma pelo site da Amazon.

Vendedor recebe compra parcelada à vista

Mesmo que o cliente faça uma compra parcelada pelo site da Amazon, o vendedor --independentemente do plano escolhido-- receberá o valor à vista, sem cobrança do custo de financiamento, de acordo com a empresa.

Além disso, o vendedores também podem vender seus produtos nos sites da Amazon nos Estados Unidos e Canadá. Assinantes do Plano Profissional têm como bônus a possibilidade de vender para o México.

Produtos com garantia

Para proteger o consumidor, a Amazon oferece garantia na compra de livros de terceiros em seu site. A empresa afirma que se responsabiliza pelo estorno de fraudes nos pagamentos, como cartões de crédito roubados ou outras tentativas de fraude.

Além disso, a companhia diz que vai acompanhar reclamações e avaliações dos vendedores para assegurar que o comprador receba o item correto, na condição anunciada e dentro do prazo prometido.