IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Prévia' do PIB sobe 1,31% em fevereiro, mas tem queda de 0,73% em um ano

Do UOL, em São Paulo

17/04/2017 08h36

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto), teve alta de 1,31% em fevereiro na comparação com o mês anterior, informou o BC nesta segunda-feira (17). 

A comparação é feita já descontando as diferenças sazonais entre os períodos analisados. Sem descontar as diferenças sazonais, houve avanço de 0,52% em fevereiro.

O resultado foi melhor que o esperado por analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que previam alta de 0,51%.

O BC também revisou o dado de janeiro, que mudou de -0,26% para alta de 0,62% frente a dezembro. Com a revisão, o IBC-Br registra avanço pelo segundo mês seguido em fevereiro.

Na comparação com fevereiro de 2016, no entanto, o indicador registrou queda de 0,73% sem o ajuste sazonal, porque considera períodos iguais. Com ajuste, houve alta de 0,48%.

No acumulado de 12 meses até fevereiro, a atividade econômica encolheu 3,56%. Descontando as diferenças sazonais, o encolhimento foi de 3,68%.

Os dados oficiais, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que a economia brasileira encolheu 3,6% no ano passado.

Economistas ouvidos pelo Banco Central esperam que o PIB cresça 0,4% neste ano, enquanto o próprio BC prevê crescimento de 0,5%.

Corte na taxa de juros

Com a inflação desacelerando, o cenário permanece propício para o BC intensificar o corte da taxa básica de juros, atualmente em 11,25%, após cinco reduções seguidas.

Na reunião de abril do Copom (Comitê de Política Monetária), decidiu cortar a taxa de juros em 1 ponto percentual.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias