IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nota suíça vence Oscar das moedas por beleza e segurança; veja concorrentes

Do UOL, em São Paulo

03/05/2017 04h00

A nota de 50 francos suíços foi eleita a cédula do ano pela International Bank Note Society (IBNS), prêmio que é uma espécie de "Oscar das moedas". O prêmio foi divulgado agora, em 2017, mas se refere a notas lançadas em 2016.

A vencedora foi selecionada por um júri, que analisa o aspecto artístico das cédulas e inovações em suas características de segurança.

Para concorrer ao prêmio, a nota deve ter sido emitida pela primeira vez no ano anterior (no caso, em 2016) e entrado em circulação. Amostras e edições limitadas para colecionadores não podem participar.

Qualquer membro da IBNS pode indicar uma nota para concorrer ao prêmio até o dia 31 de janeiro do ano seguinte.

Em 2012, o Brasil teve um concorrente ao prêmio, mas não levou. Foi a nota de R$ 20. Naquele ano, a vencedora foi a cédula de 5.000 tenges, do Cazaquistão.

Cédula de 5.000 tenges, do Cazaquistão, vencedora em 2012 - Divulgação/IBNS - Divulgação/IBNS
Cédula de 5.000 tenges, do Cazaquistão, vencedora em 2012
Imagem: Divulgação/IBNS

Nota suíça é vertical

Nota de 50 francos suíços tem imagens com referências ao vento - Divulgação/IBNS - Divulgação/IBNS
Nota de 50 francos suíços tem imagens com referências ao vento
Imagem: Divulgação/IBNS

A nota de 50 francos suíços superou as cédulas de mil rúpias maldivanas, das Maldivas (segundo lugar), de 500 pesos, da Argentina (terceiro), e de cinco libras esterlinas, feita na Escócia (quarta posição).

A cédula suíça é vertical, e suas imagens fazem referência ao vento, além de cenas da Suíça. Um dos lados traz o desenho de uma mão segurando uma planta dente-de-leão. O outro lado mostra um parapente (esporte semelhante ao paraquedismo) entre as montanhas.

Ela também tem 15 recursos de segurança, para dificultar falsificações, como tinta brilhante, elementos ultravioleta e microtexto.

A nota entrou em circulação em 12 de abril do ano passado e é a primeira de uma série de nove. A próxima a ser lançada é a de 20 francos, e sua apresentação ao público está marcada para o dia 10 de maio, em Berna (Suíça).

Como é feita a nota de 50 francos suíços

UOL Notícias

IBNS

A IBNS é uma sociedade sem fins lucrativos fundada em 1961, com o objetivo de promover e estimular o estudo e o conhecimento sobre cédulas. Atualmente, tem mais de 2.000 membros, em mais de 90 países, segundo seu site.