IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pane global da British Airlines cancela voo no Rio; voo em SP não é afetado

Creative Commons
Imagem: Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

27/05/2017 09h31Atualizada em 27/05/2017 16h01

A British Airways cancelou todos os voos saindo dos aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, neste sábado (27) devido a uma "pane global" no sistema de computadores da companhia aérea. Foi cancelado o voo de Heathrow que chegaria hoje à noite ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, assim como o voo que partiria às 22h do Rio para a capital britânica.

O voo saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Londres não foi afetado, informou a assessoria de imprensa da empresa aérea ao UOL, por telefone. A partida estava prevista para as 15h40 deste sábado. Segundo informações do aeroporto, o voo 0246 da British Airways é operado em conjunto com a Latam (voo 8322) e a Iberia (4768).

Inicialmente, a suspensão dos voos iria até as 18h (horário local, 14h em Brasília), mas depois foi estendida para o restante do dia.

"Por favor, não venha para os aeroportos", disse a empresa em nota, afirmando que os locais estão muito congestionados.

Os passageiros da companhia estão enfrentando atrasos e cancelamentos no mundo todo devido ao problema. Segundo a empresa, especialistas trabalham para resolver o problema "o mais rápido possível".

Na nota, a empresa explicou que "está passando por uma grande falha do sistema de computadores, que está causando graves danos às nossas operações ao redor do mundo". "Pedimos imensas desculpas pelo incômodo causado aos nossos clientes e estamos trabalhando para resolver a situação o mais rapidamente possível."

A BA informou que não há evidências de que o problema tenha sido causado por um ataque cibernético.

O site da empresa está indisponível neste momento e diversos usuários têm reclamado nas redes sociais que não conseguiram fazer check-in nem reservar ou pagar passagens. Outros clientes informaram pelo Twitter sobre atrasos nos voos e de uma situação de caos nos aeroportos, onde há longas filas.

Os problemas coincidem com o início de uma semana de férias escolares no Reino Unido, quando muitas pessoas costumam viajar.