IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Armário promete resolver problema com entrega em condomínio sem portaria

Modelo de armário eletrônico dos Correios - Divulgação
Modelo de armário eletrônico dos Correios Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/06/2017 12h55

Um armário eletrônico promete solucionar o problema de consumidores que moram em condomínios sem portaria e não conseguem receber suas encomendas quando estão fora de casa. A novidade foi anunciada na última quarta-feira (21) pelos Correios, que não informaram quando o produto estará disponível.

Chamado de Caixa de Correio Inteligente, esse armário tem 16 compartimentos de diferentes tamanhos. O maior deles suporta encomendas de até 30 kg, segundo a empresa.

No momento da entrega, o carteiro insere suas credenciais em uma tela no equipamento. Em seguida, seleciona o número da casa ou apartamento do destinatário e o tamanho do compartimento desejado para depositar a encomenda.

Quando o morador chega ao condomínio, ele insere sua senha pessoal e o compartimento no qual sua encomenda está é aberto. Caso queira ser avisado da entrega por SMS, o morador pode cadastrar o número do celular no site dos Correios.

Para que a solução funcione, o armário eletrônico precisará ser colocado em uma área de fácil acesso para os carteiros, de acordo com a empresa.

Produto não tem data para ser comercializado

Apesar de idealizar o armário eletrônico, os Correios não vão fabricá-lo. A estatal abriu credenciamento para empresas interessadas produzam o equipamento seguindo as especificações originais. Os condomínios que tiverem interesse devem aguardar a certificação dos fornecedores para fazer o pedido.

Por conta disso, os Correios afirmam que não há previsão para que o produto seja comercializado nem uma estimativa de custo para os condomínios, já que os fornecedores terão liberdade para estabelecer o preço.

A ideia, no entanto, é que os armários cheguem primeiro a alguns bairros de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Os carteiros das demais cidades estão sendo treinados com o objetivo de expandir a solução para as demais localidades, segundo os Correios.