IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Antiga embarcação soviética vira iate premiado com spa, piscina e submarino

Do UOL, em São Paulo

28/06/2017 04h00

Um iate com a maior piscina do mundo, outro movido a velas e com peças em couro de crocodilo e até um antigo quebra-gelo soviético transformado em embarcação de luxo --com piscina, spa e até submarino na garagem.

Esses foram alguns dos iates dignos do "The World Superyacht Awards 2017", que premia as melhores embarcações a entrar nos mares pela primeira vez em 2016.

Em seu 12º ano, o prêmio recebeu 60 indicações de 14 países para que disputassem 20 categorias. Os jurados deveriam avaliar inovação e design.

Veja alguns destaques entre os vencedores.

Barco soviético virou iate

O Legend ganhou na categoria "reconstrução".

Segundo seus donos, o iate foi feito a partir de um quebra-gelo soviético de 1973 --tipo de embarcação especialmente desenvolvida para navegar em águas com superfície congelada.

Ele foi reformado pelo estaleiro Icon Yachts e entregue em 2016 após cerca de 12 meses de trabalho.

Com 77,4 metros de comprimento, o iate pode acomodar 26 hóspedes em 13 cabines, sem contar 19 membros da tripulação. Para o conforto dos convidados, tem bar, spa, cinema, piscina e academia.

A embarcação manteve sua capacidade de atravessar o gelo, podendo navegar por regiões polares. Ela ainda tem um heliponto, jet skis, scooter de neve e uma garagem que abriga um submarino para três pessoas.

Atualmente ele está disponível para fretamento. Quem quiser desfrutar do luxo precisa desembolsar 460 mil euros por semana. A companhia que o freta, porém, avisa: se quiser levar o helicóptero e o submarino junto, terá que pagar um custo extra, mas não foram revelados os valores.

Iate tem piscina gigante

O iate Dilbar foi um dos grandes vencedores, levando para casa dois troféus Netuno, como são chamados, incluindo o de iate a motor do ano.

Com 156 metros e 15 mil toneladas, o iate ganhou os mares em junho do ano passado. Ele abriga até 40 pessoas, além de 80 tripulantes.

Ele tem sete decks, dois helipontos e uma piscina de 180m³ --o equivalente a 9 caminhões-pipa de 20 mil litros cada-- a maior do mundo em um iate.

A fabricante alemã Lürssen afirma que é o maior iate do mundo em termos de volume interno (a medida se chama arqueação bruta e é usada especificamente para embarcações). Esse foi um dos projetos mais complexos e desafiadores, segundo a empresa, tanto em termos de dimensão quanto de tecnologia.

Acabamento em couro de jacaré

O Sybaris, que ganhou outros prêmios no último ano, levou o de iate a velas do ano.

Ele tem 70 metros de comprimento e acomoda 12 pessoas em seis cabines, além de 12 membros da tripulação.

Os jurados ficaram impressionados pela capacidade de velejar do barco, principalmente com vento fraco, quando muitas embarcações desse tamanho recorrem ao motor para se locomover.

A embarcação, porém, também chama a atenção por causa do design no interior, com grande parte dos móveis e acabamento feito em titânio.

Na sala de jantar, um dos destaques são os buffets feitos com couro de jacaré, inspirados no desenho de malas da grife Louis Vuitton.

Melhor viagem

iate - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A premiação ainda tem uma categoria chamada "Voyager", para a viagem mais ousada e inspiradora de um iate.

O vencedor foi o Glaze, que atualmente está em uma travessia com a família de seus donos para dar a volta ao mundo. A parte da viagem que foi encaminhada para avaliação dos jurados foi na costa de Kimberley, na região noroeste da Austrália.

A região é remota e pouco explorada, com muitos rios, sendo possível avistar animais selvagens como tubarões e crocodilos.

Todos os iates vencedores podem ser vistos na página da premiação.

Iate tem 4 suítes e banheira de hidromassagem

UOL Notícias