IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brahma e Skol fazem tour grátis para ver fábrica e beber cerveja no tanque

Divulgação/Ambev
Imagem: Divulgação/Ambev

Do UOL, em São Paulo

02/07/2017 04h00

A cervejaria Ambev, dona das marcas Skol, Antarctica e Brahma, vai abrir as portas de sua fábrica em Jaguariúna, a 123 km de São Paulo, para quem quiser ver de perto como são produzidas as bebidas e ainda degustá-las.

A cada sábado, dois grupos de 20 pessoas vão poder fazer a visita, que tem 1h30 a 2h de duração e é gratuita.

O programa de visitação é por tempo indeterminado e o primeiro tour será no dia 8 de julho, segundo a empresa. Ela diz que é a primeira vez na história da cervejaria que isso acontece.

Do malte ao copo

O tour é dividido em seis estações que permitem aos visitantes conhecer detalhes do processo produtivo, desde a seleção dos ingredientes até o envase do produto final.

Durante o processo, os visitantes vão ver os ingredientes que compõem os diferentes tipos de cerveja, os processos de controle, qualidade e a finalidade de cada um na composição da bebida.

Será explicado como se dá o processo de brassagem, quando o malte e a água são misturados, dando origem a um líquido conhecido como mosto.

Nesse momento, o público terá a chance de experimentar o mosto da receita que estiver sendo produzida no dia.

Além disso, poderão ver os processos de fermentação e maturação e, no processo de filtração, provar cervejas poucos segundos depois de prontas, retiradas diretamente dos tanques.

O público também vai poder conferir uma aula sobre a história da cerveja, desde a antiguidade até os dias atuais, passando pelo universo cervejeiro de outros países, além do Brasil.

Público vai degustar às cegas

Ao final da visita, os participantes serão convidados ainda a degustar alguns rótulos.

A cervejaria de Jaguariúna produz Skol, Brahma, Antarctica, Antarctica SubZero, Bohemia, SerraMalte, Original, Stella Artois, Brahma Zero e Skol Beats.

Segundo a empresa, serão degustadas algumas dessas marcas produzidas lá, mas de outras fábricas também.

A Ambev não informou quais farão parte da degustação, porque uma das etapas é a degustação às cegas, quando os visitantes poderão tentar adivinhar os rótulos que estão tomando.

Na degustação, as bebidas também serão harmonizadas com petiscos clássicos de boteco, como salame e amendoim, mas ensinando também a degustar cerveja com petiscos diferentes, como queijos e chocolates.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever pelo site: http://www.ambev.com.br/beer-lovers. Apenas maiores de 18 anos podem participar.