IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Consumo de chá pronto para beber salta 71% entre brasileiros, diz pesquisa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/07/2017 15h11

Mais chá, menos iogurte. Um levantamento feito pela consultoria Kantar Worldpanel pesquisou quais produtos os brasileiros passaram a comprar mais e menos no último ano.

O consumo de chás prontos para consumo --vendidos em garrafas, caixinhas ou latinhas-- saltou 71%. Por outro lado, os brasileiros estão comprando menos petit suisse (-39%) e iogurte (-15%). 

"O consumidor quer algo que traga custo-benefício. Em crises anteriores, o consumidor ia em busca de produtos com baixo preço. Hoje, a busca é por categorias que facilitem a vida e com valor agregador”, afirma Laylla Moraes, executiva de marketing e comunicação da Kantar Worldpanel. 

Veja os produtos que tiveram as maiores altas:

  • Chá líquido: +71%
  • Complemento alimentar (ex: Neston, Sustagen): +44%
  • Capuccino: +25%
  • Molho para salada: +25%
  • Água de coco: +19%
  • Cloro: +16%
  • Azeite: +16%
  • Presuntaria: +16%
  • Farinha de trigo: +14%
  • Linguiças: +14%

Veja quais produtos tiveram as maiores quedas no consumo:

  • Petit suisse (ex: Danoninho, Chambinho): -39%
  • Fraldas descartáveis: -28%
  • Iogurte: -15%
  • Lâminas de barbear: -12%
  • Inseticida: -11%
  • Leite cru (comprado direto do fornecedor): -10%
  • Cera para assoalho: -10%
  • Leite pasteurizado: -8%
  • Pão caseiro: -8%
  • Alisantes de cabelo: -7%

Metodologia

A pesquisa foi feita em 11.300 casas em todo o Brasil, de acordo com a consultoria, e analisou 96 categorias de produtos. Os resultados correspondem ao comparativo do consumo verificado nos 12 meses até abril de 2017 em relação a um ano antes.