IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Notas de dinheiro não têm só bichos fofos: veja cobras, lagartos e insetos

Do UOL, em São Paulo

07/07/2017 04h00

Ao olhar em seu bolso agora, possivelmente vai encontrar uma tartaruga, uma garça ou uma arara. Se não estiver no sufoco da crise econômica, quem sabe até uma onça ou uma garoupa.

As notas de real são conhecidas por homenagear a rica fauna brasileira, mas não é a única moeda a fazer isso. Não é nem mesmo a primeira moeda brasileira com animais. No passado, eles já ilustraram cédulas de cruzeiros e cruzeiros reais.

No mundo, países com uma vida animal diversa também seguiram essa tendência, como a Nova Zelândia, o Sri Lanka e a República Democrática do Congo. Mesmo a Suíça, que não é tão famosa por sua fauna, teve notas com bichinhos, mais especificamente corujas e formigas.

Os animais retratados por eles são diversos: vão de elefantes, leões e macacos até lagartos e cobras, passando por vários tipos de pássaro.

No Brasil, até a dramática cena de uma cobra muçurana devorando uma jararaca apareceu no dinheiro.

O Banco Central brasileiro tem no acervo de seu Museu de Valores, em Brasília, algumas dessas moedas em exposição. Veja o álbum no começo desta reportagem ou clique para ver as imagens ampliadas e conheça algumas dessas notas e moedas e outras que o UOL reuniu.

Moeda de 100 quilos de ouro é roubada de museu na Alemanha

Band Notí­cias