IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CPF poderá ser emitido junto com RG em São Paulo, diz Receita

Do UOL, em São Paulo

10/07/2017 13h22Atualizada em 10/07/2017 15h01

Tirar nova carteira de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física) de uma só vez será possível em breve em São Paulo. A Receita Federal e o governo do Estado fizeram uma parceria para que a Secretaria de Segurança Pública faça inscrição e alteração de dados no CPF juntamente com a emissão da 1ª ou 2ª via do RG (Registro Geral). 

​A expectativa, segundo a Receita, é de que o serviço esteja disponível a partir de outubro deste ano.

Atualmente, quem precisa fazer a inscrição ou alterar os dados do CPF e do RG precisa ir a dois lugares diferentes. Com o convênio, firmado na última sexta-feira (7), será possível fazer os dois serviços em um lugar só. O número de inscrição no CPF será incluído na carteira de identidade, sem custo extra.

"Os 278 postos de identificação civil em todo o Estado de São Paulo passarão a prestar os serviços relativos ao CPF, ampliando a rede de atendimento e facilitando a vida do cidadão", informou a Receita, em nota.

O atendimento para tirar o primeiro CPF ou alterar os dados no documento, porém, será feito somente para quem for tirar um novo RG, segundo a Receita. Se quiser alterar os dados do CPF, mas não quiser tirar novo RG, deve pedir a alteração pela internet, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou em uma agência dos Correios.

Troca de informações

Um segundo convênio permitirá a troca de informações entre os órgãos: a Receita Federal acessará dados da base RG, e a Secretaria de Segurança Pública acessará dados da base CPF.

Com isso, o RG poderá ser usado como chave para as inscrições e atualizações do CPF pela internet.

"Esse intercâmbio trará mais consistência a ambos os cadastros e reduzirá substancialmente o risco de fraudes, uma vez que as informações fornecidas pelo solicitante serão confrontadas nos dois cadastros", afirma a Receita.

Dados do CPF podem ser alterados pela internet

Desde janeiro deste ano, quem precisa atualizar dados cadastrais do CPF pode fazer a alteração pela internet, pelo site da Receita Federal. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana.

Antes, era necessário ir pessoalmente a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal e pagar R$ 7 pelo serviço. Essa opção continuará sendo oferecida.

Para atualizar dados como nome, endereço e telefone, o contribuinte deve preencher um formulário eletrônico no site da Receita. Segundo a Receita, isso pode ser feito por brasileiros e estrangeiros que moram no Brasil.