IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Recebe auxílio-doença e foi convocado? Prazo para não perder é 21/8

Do UOL, em São Paulo

05/08/2017 04h00

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) convocou milhares de pessoas que recebem auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente. Essas pessoas têm até 21 de agosto para agendar uma perícia médica.

Quem não agendar ou não comparecer à perícia na data marcada terá o benefício cancelado, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. Portanto, é preciso se informar sobre a data da perícia e comparecer à consulta no dia agendado. 

Como saber se fui convocado?

Os segurados devem conferir se seu nome está na lista de convocados. A lista pode ser consultada no Diário Oficial da União (de 1º de agosto). Também é possível acessar aqui (download do arquivo em PDF). A ordem é do maior número de benefício para o menor. 

Também é possível fazer a consulta pelo telefone 135. Ao ligar, tenha em mãos o número do CPF (ou do PIS/Pasep) do segurado, o número do benefício, documentos pessoais (como RG), além de papel e caneta para fazer anotações.

Como agendar a perícia?

O agendamento da perícia é obrigatório para todos os convocados e deve ser feito pelo telefone 135

Ao ligar, tenha em mãos o número do CPF (ou do PIS/Pasep) do segurado, o número do benefício, documentos pessoais (como RG), além de papel e caneta para fazer anotações.

O que levar no dia da perícia?

No dia da perícia, deverá ser apresentada toda a documentação médica que justifique o recebimento do benefício, como atestados, laudos, receitas e exames.

Não tem como ir?

Se a pessoa estiver internada ou doente e não puder comparecer à perícia deverá pedir a alguém de sua confiança que informe ao INSS, em uma de suas agências, sobre o impedimento.

Esse representante deve levar o documento de identidade do segurado e um documento que comprove que não tem como comparecer --um atestado médico, por exemplo. Com isso, ele poderá solicitar ao beneficiário uma perícia hospitalar ou domiciliar.

Por que estou sendo convocado?

Segundo o INSS, essas pessoas estão sendo convocadas agora pela segunda vez. Na primeira tentativa, foram enviadas cartas para os endereços cadastrados no sistema, mas as correspondências voltaram porque as informações estavam incompletas ou desatualizadas. É possível atualizar o endereço pelo telefone 135.

Isso faz parte do pente-fino que o governo está fazendo nos benefícios concedidos pelo INSS. Ao todo, 530 mil benefícios de auxílio-doença serão revisados, além de mais de 1 milhão de aposentadorias por invalidez. Até meados de julho, foram realizadas quase 200 mil perícias em todo o país. Como resultado, 160 mil pessoas tiveram o benefício cancelado por não precisarem mais recebê-lo. 

(Com Agência Brasil)