IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Joesley presta depoimento à PF sobre compra de dólares antes de delação

Marcelo Chello/Agência Estado
Imagem: Marcelo Chello/Agência Estado

Do UOL, em São Paulo

09/08/2017 15h09

O empresário Joesley Batista, sócio da holding J&F, que controla a JBS, prestou depoimento nesta quarta-feira (9), na sede da Polícia Federal em São Paulo.

O depoimento faz parte da investigação sobre aplicações no mercado de dólar e a venda de ações da empresa nos dias que precederam a notícia sobre o acordo de delação premiada do executivo com a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Joesley e seu irmão, Wesley Batista, principais acionistas do grupo, teriam tido ganhos extraordinários no mercado de compra e venda de dólares e ações do grupo quando o teor das delações estava prestes a ser conhecido.

Eles teriam vendido ações da JBS e comprado dólares, sabendo que, assim que o conteúdo das delações fosse divulgado, o mercado financeiro reagiria negativamente. De fato, no dia da divulgação os papéis da JBS despencaram e o dólar disparou

Em inquérito aberto a pedido do procurador-geral, Rodrigo Janot, a PF apura se as operações realizadas pelos irmãos configuram uso de informações privilegiadas. Em 9 de junho, agentes foram à sede do grupo, em São Paulo, em busca de documentos que podem ser úteis às investigações. 

Joesley chegou à Polícia Federal em São Paulo por volta das 9h30, acompanhado apenas de seu advogado, e saiu no início da tarde, sem dar entrevista. Informações extraoficiais indicam que seu irmão, Wesley também deverá prestar depoimento ainda nesta quarta, no mesmo inquérito. 

Em nota, o grupo J&F confirmou que o depoimento de Joesley se refere à investigação sobre uso de informação privilegiada.
 
"O empresário prestou todos os esclarecimentos e segue à disposição e colaborando com as autoridades", diz o comunicado enviado à Agência Estado.

(Com agências de notícias)