IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBGE: Queda de juros e inflação menor puxam consumo das famílias no 3º tri

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 09h32

O consumo das famílias cresceu 1,2% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (1º). Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, o consumo subiu 2,2%, segundo resultado positivo seguido.

Segundo o IBGE, um conjunto de fatores contribuiu para que as famílias brasileiras tenham voltado a consumir. 

A inflação está em desaceleração e já registra valores abaixo da meta do governo. Também ficou mais fácil tomar empréstimo, na medida em que os juros estão mais baixos, com o Banco Central reduzindo sucessivamente a taxa Selic, referência para os bancos. 

Leia também:

O instituto também aponta como fator de influência para o consumo maior das famílias o aumento, em taxas reais (descontando a inflação), da massa salarial da população. 

Economia estável no 3º trimestre

A economia brasileira teve leve crescimento de 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior, o que o IBGE considera como estabilidade. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1,4%.

Também importantes para o cálculo do PIB, os investimentos cresceram 1,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, o primeiro resultado positivo após 15 trimestres seguidos de queda ou estabilidade. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, houve queda de 0,5%, a 14ª baixa consecutiva. 

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias