IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Resultado do PIB de 2017 representa esperança para o país, diz Temer

Do UOL, em São Paulo

01/03/2018 10h01

O presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira (1º) que o resultado do PIB de 2017 "representa esperança para o país".

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta manhã que a economia cresceu 1% no ano passado, na comparação com 2016, após dois anos seguidos de recessão.

Temer também disse, em entrevista à rádio Tupi, do Rio de Janeiro, que o governo não desistiu da reforma da Previdência. "Vamos resolver a questão da segurança agora e a Previdência pode ser votada depois", disse.

A reforma teve sua tramitação suspensa no Congresso em decorrência da intervenção decretada em fevereiro no Rio, uma vez que a Constituição proíbe qualquer alteração em seu texto na vigência de uma intervenção.

No entanto, antes do decreto o governo já encontrava grandes dificuldades para votar a proposta por falta de apoio na Câmara dos Deputados.

Meirelles destaca liberação do FGTS

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também comentou os dados do PIB. Ele afirmou que o crescimento foi exatamente o previsto pela equipe econômica e destacou a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no primeiro semestre como medida que ajudou a melhorar o consumo.  

O consumo das famílias voltou a crescer no ano passado, após dois anos de queda, e contribuiu para o desempenho do PIB. 

Meirelles confirmou a estimativa de 3% para o crescimento do PIB neste ano e disse que a renda per capita vai subir. 

Ministro vê país já crescendo 2%

Em uma rede social, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, comemorou os resultados e destacou medidas da política econômica. Ele afirmou também que o país já está crescendo neste momento a um ritmo de 2% ao ano.

(Com Reuters)