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BC fecha o banco Neon; como ficam os clientes?

Mariana Bomfim

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 15h38Atualizada em 04/05/2018 20h53

O Banco Central decretou, nesta sexta-feira (4), a liquidação extrajudicial do banco Neon devido a "violações graves". O que acontece agora com os clientes? Que serviços estão funcionando e quais foram suspensos?

Primeiramente, é importante entender que o banco comercial Neon (antigo banco Pottencial), alvo da ação do BC, e a Neon Pagamentos (ou banco digital Neon, antiga Contro.ly) são empresas distintas, apesar de ambas se apresentarem ao público com o mesmo nome: "banco Neon".

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A primeira é um banco comercial tradicional de pequeno porte, que possui 85 mil clientes. A segunda é um banco digital ou fintech (start-up de serviços financeiros), com 600 mil clientes, que oferece serviços como conta bancária digital, cartão pré-pago e cartão de crédito. Com várias ações de marketing e publicidade, ela foca no uso de aplicativo para celular e no público jovem.

No entanto, todo banco digital precisa ter as contas gerenciadas por um banco tradicional. No caso do banco digital Neon, todas as contas eram gerenciadas pelo banco comercial Neon, de forma que as medidas tomadas em relação ao banco comercial vão afetar os clientes do digital também.

Veja como ficam os serviços para os clientes

Conta digital e saques

Quem tem conta digital na Neon Pagamentos (banco digital Neon) consegue fazer saques, segundo a fintech. A empresa está proibida de abrir novas contas.

Para retomar suas operações, a Neon Pagamentos terá que fechar um novo acordo com um ou mais bancos, que substituirão o banco Neon. Os clientes não devem perceber diferença, segundo o BC, porque continuarão usando o site ou aplicativo do banco digital.

A Neon Pagamentos afirmou, em nota, que já está tomando providências para encontrar outro banco.

Cartão de débito

As transações com cartões de débito funcionam normalmente, segundo a fintech Neon Pagamentos.

Cartão de crédito

O uso do cartão de crédito está suspenso por enquanto, afirmou a fintech em nota.

Em entrevista à Folha, o fundador da empresa, Pedro Conrade, disse que "cancelou as transações com esse meio de pagamento por causa da confusão".

Segundo o banco, as transações que já foram feitas pelos clientes com o cartão de crédito Neon antes do problema não serão afetadas.

Cartão pré-pago

Quem possui cartão pré-pago poderá usá-lo até terminar o saldo disponível, mas não poderá depositar novos valores, segundo a fintech Neon Pagamentos.

Os valores creditados nestes cartões pré-pagos somam cerca de R$ 20 milhões e ficam depositados no próprio BC. Por isso, não são afetados pela liquidação do banco comercial Neon, segundo o BC.

Transferências, pagamentos e recarga de celular

Algumas operações estão suspensas temporariamente:

  • envio e recebimento de transferências;
  • pagamento de boletos ou contas;
  • recarga de celular.

CDB (ou Objetivos)

Os clientes que investiram dinheiro em CDBs (Certificado de Depósito Bancário) da fintech Neon, chamado pelo banco de "Objetivos", não poderão resgatar o dinheiro no momento. 

Será preciso aguardar até que o dinheiro seja liberado pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), fundo formado por recursos dos bancos que devolve o investimento dos clientes mesmo que a instituição quebre.

A garantia do FGC é válida para aplicações de até R$ 250 mil por instituição e por pessoa. Ou seja, o investidor tem garantia de mais de R$ 250 mil se aplicar em outras financeiras. Mas há um limite total de até R$ 1 milhão.

Segundo o Neon, o prazo médio passado pelo FGC é de três meses.

Conta no banco comercial

O banco comercial Neon (antigo Pottencial) tinha cerca de 1.000 contas correntes, a maioria com valores baixos (entre R$ 100 e R$ 150), de acordo com o BC. 

Esses clientes terão os valores ressarcidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). O próprio banco deverá informar nos próximos dias como serão feitos esses pagamentos. 

Como entrar em contato com o banco

A fintech mudou seu nome nas redes sociais de @banconeon para @timeneon_ (Twitter) e @timeneon (Facebook). Por meio desses perfis, a empresa tem respondido a algumas dúvidas de clientes.

Clientes reclamam nas redes sociais

Nas redes sociais, clientes do banco digital reclamam por não conseguir acessar o aplicativo do banco digital nem realizar operações. A empresa mudou sua conta, de @banconeon para @timeneon_. 

(Com Reuters)