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Precisa cancelar um serviço pelo telefone? Robô pode cuidar disso para você

Empresa testa robô que cancela serviços no lugar do consumidor

UOL Notícias

Juliana Elias

Do UOL, de São Paulo

21/05/2018 17h58

"Aguarde um instante enquanto transferimos sua ligação para o setor responsável". "Estamos transferindo sua ligação". "Você será atendido em instantes". 

Que tal nunca mais ficar pendurado na linha aguardando essa transferência na próxima vez que quiser cancelar um serviço pelo telefone? Ou, então, não ter que ligar repetidas vezes, digitar uma sucessão de números e repetir todos os dados a cada vez que a ligação cai?

É para driblar situações assim que o site Reclame Aqui criou "The Canceller", um robô programado para ligar para centrais de atendimento e cancelar serviços.

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Hoje, tempo de espera em telefone no SAC e dificuldade para cancelar serviços são as principais reclamações que recebemos, em especial para as empresas de telefonia móvel e de TV por assinatura.
Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui

Sistemas de atendimento automático com muitas opções, equipes preparadas para oferecer contra-propostas e ligações que caem são alguns dos obstáculos entre a vontade do consumidor de cancelar um serviço e o cancelamento de fato, segundo Paniago.

Foi daí, diz, que surgiu a ideia de desenvolver uma tecnologia baseada em inteligência artificial que cumprisse todo esse trâmite no lugar do cliente.

Robô não cansa, ele aguarda na linha o quanto precisar e, se a ligação cai, ele liga de novo.

O sistema está em fase de testes e ainda não tem data prevista de lançamento.

Dez cancelamentos em um mês

O "The Canceller" foi planejado para ser um aplicativo para celular, no qual as pessoas cadastram os dados mais pedidos pelas empresas (CPF, data de nascimento, nome da mãe, entre outros). O app seria acionado pelo consumidor para ligar para o SAC quando necessário.

O primeiro protótipo foi rodado em abril, em um teste feito com dez usuários do próprio Reclame Aqui que estavam com dificuldades para cancelar seus planos. Alguns deles que toparam participar do vídeo promocional divulgado pelo site em seu perfil nas redes sociais.

"Alguns atendentes estranharam, tivemos que ligar mais de uma vez, mas cumprimos a missão de cancelar os dez planos", afirma Paniago.

Caso a empresa informe que a solicitação só pode ser feita pelo titular, o robô prontamente avisa que é um representante legal. Se o atendente tenta oferecer descontos ou promoções, a resposta também é automática: "Por favor, eu quero cancelar minha linha".

Nesta primeira versão, as perguntas e respostas programadas foram desenhadas para tratar com operadoras de telefonia, já que elas estão entre as que recebem mais reclamações. Porém, a ideia é criar uma versão final que abarque todos os tipos de empresa, segundo Paniago. 

Em busca de parceiros

Além de o robô ainda estar em fase de aprimoramento, o Reclame Aqui diz que ainda busca formas de barateá-lo, já que a intenção é que o serviço seja oferecido gratuitamente. É por isso que, por ora, o robozinho ainda não tem data prevista para chegar ao mercado. 

"Ele usa recursos caros e há ainda poucas empresas que trabalham com inteligência artificial", diz Paniago. "Estamos agora estudando formas de viabilizá-lo, o que pode ser por meio de uma tecnologia aberta ou de parcerias com as grandes empresas."