IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras reduz preços do diesel e da gasolina nas refinarias pelo 2º dia

Do UOL, em São Paulo

23/05/2018 09h53Atualizada em 23/05/2018 10h36

A Petrobras anunciou uma nova redução nos preços do diesel e da gasolina nas refinarias a partir de quinta-feira (24), comunicou a estatal nesta quarta-feira (23), em meio a protestos de caminhoneiros, que entraram no terceiro dia, e a promessas feitas pelo governo de zerar um dos tributos dos combustíveis. 

É o segundo corte seguido nos preços dos combustíveis. Na véspera, ao realizar o primeiro corte desde 3 de maio, a Petrobras afirmou que o reajuste não estava ligado à pressão dos caminhoneiros, e sim à desvalorização do dólar. A moeda norte-americana fechou em queda tanto na segunda quanto na terça

Leia também:

Segundo a petroleira, o diesel nas refinarias será reduzido em 1,15%, para R$ 2,3083 por litro, e a gasolina, em 0,62%, para R$ 2,0306 por litro.

Isso não significa necessariamente que as mudanças chegarão ao consumidor final na bomba. Os postos são livres para aplicar ou não o reajuste, e na porcentagem que desejarem.

Alta desde julho é de mais de 50%

Em julho do ano passado, a Petrobras adotou uma nova política de preços, que prevê alterações quase que diárias nas cotações dos combustíveis. Essa política prevê seguir as variações do petróleo no mercado internacional e o dólar. 

Desde 3 de julho de 2017, o preço da gasolina comercializado nas refinarias acumula alta de 55,51% e o do diesel, valorização de 55,09%. A inflação oficial no Brasil acumulada entre julho de 2017 e abril de 2018 (último dado disponível) é de 2,68%. 

Nas últimas semanas, o preço do petróleo no exterior atingiu o maior nível desde 2014 em razão da maior procura, oferta menor e tensões no Oriente Médio. O dólar também subiu, atingindo o maior valor em mais de dois anos.

Segundo a companhia, a variação dos preços nas refinarias e terminais é importante para que a empresa possa competir de forma eficiente no mercado brasileiro.

(Com Reuters)

Basta cavar para achar petróleo?

UOL Notícias