IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL lança manifesto contra o 'achismo' para combater notícias falsas

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2018 16h49Atualizada em 02/10/2018 19h58

Desinformação, manipulação e opinião disfarçada de notícia têm confundido os brasileiros nestas eleições. Para mostrar à população esta realidade, o UOL, maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais do Brasil, apresentou nesta terça-feira (2) o manifesto "Diga não ao Achismo".

O principal objetivo da iniciativa é alertar para o perigo das notícias falsas durante o processo eleitoral e mostrar que a melhor forma de combater as chamadas fake news é com informação de qualidade. 

"As fake news são uma realidade. E cabe a nós liderar a luta contra a desinformação. O UOL, com a sua credibilidade construída durante mais de 20 anos de história, tem trabalhado duro para trazer conteúdo de qualidade aos eleitores", afirmou Rodrigo Flores, diretor de Conteúdo do UOL.

O manifesto é parte da campanha "Informação contra o Achismo", assinada pela agência Artplan. Confira o vídeo no início deste texto.

Ressaca eleitoral

As peças publicitárias mostram o perigo de alguém tomar atitudes e formar opiniões baseadas no achismo. 

Na peça publicitária, um eleitor acorda pela manhã sem se lembrar do que fez no dia anterior e com a presença de um candidato a presidente em seu quarto. Nesse momento, ele percebe que a decisão impensada irá “acompanhá-lo”, como consequência. Assista ao vídeo abaixo.