IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES promete reduzir tempo de empréstimo a empresas de 181 dias para zero

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

23/10/2018 04h00

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem novas regras para concessão de empréstimos desde segunda-feira (22). Com a medida, o banco quer reduzir o tempo de espera para o desembolso dos financiamentos para empresas. Em alguns casos, o tempo de espera pode cair de 181 dias para zero.

As empresas interessadas em linhas de crédito do banco passarão por um processo de habilitação, com prazo para conclusão em até 45 dias e validade de dois anos. Serão avaliados todos os dados financeiros da companhia, as normas de integridade e conformidade (compliance), além dos riscos de crédito.

Leia também:

“Uma vez habilitada, a empresa terá acesso a todos os produtos do banco mais rapidamente porque a parte de avaliação já terá sido feita. Deixaremos de fazer a análise individual de projetos que é repetitiva”, disse o presidente do BNDES, Dyogo de Oliveira.

Após a habilitação, serão criadas linhas automáticas para modalidades que não exigem garantias, como capital de giro e compra de máquinas e equipamentos. Nas linhas sem garantia, que terão crédito pré-aprovado, o tempo médio para desembolso pode cair de 181 dias para zero, após a habilitação.

Redução de etapas para concessão de crédito

Oliveira afirmou que o processo anterior para concessão de financiamentos levava em conta a análise de cada projeto específico. “O foco agora são os clientes”, disse.

Na metodologia anterior, para conseguir um financiamento, era necessário o cumprimento de seis etapas. A empresa fazia uma consulta, passava por um enquadramento, havia uma análise do projeto, depois a aprovação, seguida da assinatura do contrato e, por último, o desembolso.

Se uma companhia tivesse dois ou três projetos em áreas diferentes do banco, todos passavam pela mesma análise para cada operação. “Com a nova sistemática, classificamos os tipos de operação e definimos um procedimento adequado para cada uma delas”, declarou Oliveira.

Redução de tempo em todas as faixas

O presidente do BNDES afirmou que as linhas simplificadas, com necessidade de garantia, que tinham um tempo médio de espera para desembolso de 305 dias, podem cair para 30 após o processo de habilitação.

Nas linhas Corporate, para grandes empresas, o tempo médio de espera é de 305 dias até a liberação do financiamento. A expectativa é de que esse prazo caia para 130.

Nas linhas Project, para financiar grandes projetos de infraestrutura e outras operações com grandes companhias, o tempo médio deve passar de 577 dias para 270.

Rigor para a análise de crédito será mantido

Oliveira disse que as novas regras levaram em conta pesquisas que apontaram que os clientes, apesar de satisfeitos com a qualidade do atendimento, estavam descontentes com prazos para liberação dos empréstimos e com a burocracia.

O presidente do BNDES também declarou que a redução do tempo para concessão de crédito não comprometerá o rigor das análises. Até agosto, o BNDES desembolsou R$ 39 bilhões em financiamentos. A meta é emprestar até R$ 80 bilhões em 2018.

Análise deve ser criteriosa, diz especialista

O analista de risco Luis Miguel Santacreu, da Austin Rating, afirmou que a medida pode ser positiva por mudar o foco dos projetos para os clientes. Apesar disso, ele disse que é essencial que a análise de crédito seja criteriosa, como sempre foi.

“Muitas dessas operações e o relacionamento com os clientes eram feitos pelos agentes repassadores de crédito. Se o BNDES tiver uma base de dados interna e conseguir criar equipes de análise, enxergará o cliente como um todo. Agora passa a atuar de maneira semelhante aos bancos privados”, declarou.