IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC autoriza 1ª fintech a conceder empréstimo no país sem mediação de banco

Do UOL, em São Paulo

05/12/2018 17h10

O Banco Central autorizou a QI Tech a atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD). Trata-se da primeira fintech (empresa de tecnologia que oferece produtos financeiros) a receber a aprovação para conceder empréstimos no país sem a necessidade de intermediação de um banco. A autorização está prevista na nova regra aprovada no fim de abril pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para permitir uma maior participação das fintechs no segmento de crédito.

Outras 11 fintechs de crédito aguardam a autorização para operar nas modalidades Sociedade de Crédito Direto (SCD) e Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), de acordo com o BC.

Na modalidade SCD, as fintechs utilizam capital próprio para realizar empréstimos. Já na modalidade SEP, elas atuam como intermediários, aproximando investidores dispostos a emprestar recursos para quem precisa, com taxas mais baixas do que as dos financiamentos disponíveis no mercado financeiro tradicional.

Leia também:

O objetivo da medida, segundo o BC, é estimular a competição nesse mercado, permitindo a entrada de novos participantes. Para a ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), a regulamentação do segmento de crédito para as fintechs vai beneficiar o consumidor e pequenas empresas que necessitam de recursos.

"O fomento da competição no mercado financeiro favorece pessoas e empresas, que cada vez mais contam com opções modernas e seguras para tomar crédito e administrar suas finanças, dependendo menos dos bancos tradicionais", afirmou Fábio Neufeld, membro da ABFintechs e presidente da Kavod Lending, fintech voltada a empréstimos para pequenas e médias empresas.

"A atuação das fintechs sob supervisão e conexão direta com o Banco Central gera maior credibilidade para participantes do mercado. Antes, as fintechs de crédito já atuavam legalmente, porém utilizando-se de regulações e resoluções que não foram criadas especificamente para elas", disse Neufeld.

Como cobrar dívida de um amigo

UOL Notícias