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Empresa vence concurso nos EUA e lança no Brasil sorvete com menos calorias

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Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/12/2018 19h03

Uma nova marca de sorvetes está chegando aos supermercados de São Paulo. A Lowko, criada pelos empreendedores Luiza Weaver e Rodrigo Studart, pretende alcançar o público com hábitos de consumo saudáveis e disposto a pagar por um produto premium.

Segundo a empresa, o produto tem apenas 1/3 das calorias de um sorvete comum. Para efeitos de comparação, um pote de 450 ml do produto tem cerca de 400 calorias, contra 1.100, em média, de produtos semelhantes de outras marcas.

Inicialmente, a marca Lowko estará à venda em lojas do supermercado St. Marche na capital paulista, e a previsão é que chegue aos grandes varejistas até o fim de 2019. O preço sugerido para o pote de 100 ml é de R$ 12,90 e para o de 455 ml, R$ 33,90. O produto está disponível nos sabores baunilha, pistache, cheesecake de goiabada, avelã com chocolate e brigadeiro.

Venceu concurso nos EUA

Segundo Studart, a ideia surgiu enquanto ele cursava um MBA na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

"Estava refletindo sobre o que deveria fazer da carreira, num produto em que acreditasse. No segundo ano do curso, pensei em lançar uma marca de sorvetes seguindo uma tendência crescente no mercado norte-americano, de produtos com muito sabor, mas quase sem calorias", afirmou.

O curso o ajudou a montar o plano de negócios –e, com isso, participou de uma aceleradora de startups na própria Universidade de Chicago. A ideia ficou na 4ª colocação num concurso da universidade, entre 67 startups (a maioria norte-americanas). Como prêmio, receberam US$ 69 mil (cerca de R$ 270 mil) para impulsionar o negócio.

Segundo ele, foram cerca de seis meses de estudos para desenvolver a fórmula, que conta com a parceria do chef Francisco Sant'Ana, da Escola Sorvete, centro de cursos de formação sobre o produto, sediada em São Paulo.

Degustação para apresentar o produto

Para atrair os consumidores, a principal estratégia de marketing para o lançamento são ações de degustação com o público. A marca conta com uma loja provisória dentro do espaço Cartel 011, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

A campanha de mídia, focada em redes sociais e criada em parceria com a agência Suba, usa o conceito de que o "mundo Lowko é o mundo onde as coisas impossíveis acontecem", brincando com o fato de o sorvete ter sabor, mesmo sem açúcar e com baixas calorias.

Aposta no crescimento do mercado de sorvetes

Os empresários apostam no crescimento do mercado de sorvetes. De acordo com uma pesquisa recente da Grand View Research, o setor deve atingir US$ 78 bilhões até 2025. Além disso, relatório recente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) aponta reaquecimento do mercado nacional, que sofreu com a crise em 2015 e 2016.

Para Ana Paula Gilsogamo, especialista em alimentos e bebidas da Mintel, "depois de anos seguidos de queda do mercado, a categoria pode voltar a crescer em 2018".

"Diante desse cenário, é importante que as marcas estejam preparadas para atender às exigências do consumidor, oferecendo mais opções para consumidores mais preocupados com a saúde".