IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro defende aposentadoria aos 62 anos para homens e 57 para mulheres

Do UOL, em São Paulo

03/01/2019 20h41

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta quinta-feira (3) que pretende aproveitar a proposta de reforma da Previdência que já está em tramitação na Câmara.

Bolsonaro disse ao SBT, em sua primeira entrevista concedida após a posse, que a idade mínima de aposentadoria deverá ficar em 62 anos para homens e 57 anos para mulheres, e que a proposta será aplicada de maneira gradativa.

"Não queremos fazer maldade com o povo na reforma da Previdência. A idade mínima de 65 anos fica um pouco pesada para algumas profissões", afirmou.

Segundo o presidente, a proposta de reforma da Previdência "não será a mesma para todo mundo, haverá diferenciações".

"A boa reforma é aquela que passa na Câmara e no Senado e não a que está na minha cabeça ou da equipe econômica", afirmou.

Bolsonaro afirmou ainda que não pretende elevar a alíquota de contribuição dos servidores à Previdência. 

CPMF não vai voltar

Bolsonaro também declarou que não pretende recriar a CPMF e disse que a definição de um imposto único é um plano para o longo prazo.

"Não teremos a volta da CPMF. Queremos a fusão de impostos e simplificações."

Reforma trabalhista

Na entrevista, o presidente afirmou que seu governo deverá aprofundar a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso durante o governo Temer. "O Brasil é o país dos direitos em excesso e agora falta emprego", avaliou. "A ideia é aprofundar mais ainda a reforma na legislação trabalhista, sem tirar direito de ninguém."

Bolsonaro afirmou ainda que está em estudo uma forma de acabar com a Justiça do Trabalho, que pode ser levada adiante caso haja clima, segundo o presidente. "Isso daí a gente poderia até fazer, e está sendo estudado. Em havendo clima, nós podemos discutir essa proposta e mandar para frente", disse.

(Com Reuters)