IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ranking das cidades mais inteligentes do mundo tem representante do Brasil

Relatório do Future Today Institute (FTI), foi apresentado durante o SxSw deste ano - Getty Images/iStockphoto
Relatório do Future Today Institute (FTI), foi apresentado durante o SxSw deste ano Imagem: Getty Images/iStockphoto

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/03/2019 04h00

O ranking das "cidades mais inteligentes" do planeta é um dos destaques do relatório do Future Today Institute (FTI), apresentado durante o South by Southwest (SXSW), evento que transforma a cidade de Austin, no Texas, na capital cultural do mundo durante quase duas semanas.

Segundo o levantamento do FTI, as cinco "smart cities" mais bem classificadas ficam na Escandinávia: Copenhague (Dinamarca), Gotemburgo (Suécia), Oslo (Noruega), Bergen (Noruega) e Odense (Dinamarca).

Neste ano, entre as 50 primeiras há uma representante brasileira: o Rio de Janeiro. Curiosamente, o Rio ficou com a 44ª posição, mais bem colocado do que cidades como Chicago (EUA) e Munique (Alemanha). Na lista de 2018, a primeira elaborada pelo FTI, não havia nenhuma cidade da América Latina.

Outras cidades de destaque no ranking deste ano são Melbourne (Austrália), na 11ª posição, Berlim (Alemanha), na 17ª, San Francisco (EUA), na 20ª, e Nova York (EUA), na 31ª colocação.

Mercado de US$ 1 trilhão

O mercado de projetos destinados a cidades inteligentes deve alcançar cerca de US$ 1 trilhão até 2025, segundo o FTI.

Para chegar ao ranking, o instituto afirma ter coletado dados de cem cidades junto a prefeituras, censos municipais e nacionais, relatórios da ONU e da Comissão Europeia e centros de pesquisas, entre outros.

São considerados critérios como conectividade 4G (e logo 5G), disponibilidade de acessos públicos de wi-fi, incentivos para patrocinadores, tamanho da comunidade de especialistas em tecnologia, sistemas de transporte público com tecnologia avançada e disponibilidade de serviços de compartilhamento de carona e outros meios de transporte (como bicicletas).

O relatório do FTI aponta também nada menos que 315 tendências tecnológicas e científicas em 26 diferentes indústrias. Os 381 slides do relatório estão à disposição para download.

Gostou deste texto? Assine a newsletter UOL Mídia e Marketing para receber informações como esta em primeira mão no seu e-mail.