IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aposentado acima de 60 poderá agendar horário para comprovar que está vivo

Thâmara Kaoru e Mariana Bomfim

Do UOL, em São Paulo

26/03/2019 12h32

Aposentados e pensionistas do INSS com 60 anos ou mais poderão agendar a prova de vida no INSS, via internet ou telefone. O procedimento é feito para comprovar que os beneficiários estão vivos.

Antes, não existia possibilidade de agendamento --todos precisavam comparecer diretamente no banco que faz o pagamento. Agora, para quem se enquadra no critério de idade para o agendamento, existe também a opção de ir a uma agência do INSS. A mudança foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Como agendar

Para agendar o atendimento, o segurados deve acessar o site Meu INSS ou ligar para o telefone 135.

Prova de vida sem sair de casa

As novas regras preveem, ainda, que beneficiários com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos poderão fazer a prova de vida em casa ou no local onde estiverem, sem precisar ir ao banco ou ao INSS.

Nesses casos, será preciso comprovar a dificuldade de locomoção por atestado médico ou declaração emitida por hospital. Também é necessário agendar o atendimento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Alterações no agendamento da prova de vida já estavam previstas na medida provisória assinada no começo do ano pelo presidente Jair Bolsonaro, mas faltava definir os detalhes.

Como funciona a prova de vida?

A prova de vida, também conhecida como "renovação de senha" ou "fé de vida", é um procedimento obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Quem não faz a prova de vida pode ter o pagamento do benefício interrompido.

Segundo as regras divulgadas hoje, o procedimento deverá ser feito com o uso de biometria ou mediante a identificação por um funcionário do banco que paga o benefício.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que o beneficiário com 60 anos ou mais continua com a opção de fazer a prova de vida diretamente no banco.