IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petista chama Guedes de "tigrão" e "tchutchuca" e sessão acaba na delegacia

Após "tigrão" e "tchutchuca", sessão na CCJ é encerrada e vira confusão

UOL Notícias

Antonio Temóteo e Téo Takar

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

03/04/2019 21h05Atualizada em 04/04/2019 14h38

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) provocou confusão ao afirmar que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é "tigrão" com os aposentados, agricultores e professores, e "tchutchuca" com "a turma mais privilegiada do país" e os "amigos banqueiros", durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que discutia a reforma da Previdência.

Guedes revidou e, apesar de estar com o microfone desligado, gritou para o deputado que "tchutchuca é a sua mãe e a sua avó". A declaração de Dirceu faz referência ao funk "Tchutchuca", que foi sucesso do grupo Bonde do Tigrão em 2001.

O bate-boca forçou o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), a encerrar a sessão por volta das 20h30, após 6h30 de debate. Ao longo de todo esse período, Francischini pediu ordem e silêncio por várias vezes, mas sem sucesso.

Presidente de comissão da Câmara pede ordem, mas sem sucesso

UOL Notícias

Segurança e delegacia

Após encerrada a sessão, foi chamada a segurança da Câmara para conter os deputados e conduzir o ministro para fora da sala.

Dirceu e Guedes continuaram discutindo e alguns deputados chamaram Dirceu de "moleque".

Deputados discutem e chamam Zeca Dirceu de "moleque"

UOL Notícias

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) afirmou ter sido agredida pela assessora especial do Ministério da Economia Daniella Marques.

A parlamentar exigiu que ela fosse levada para a delegacia da Polícia Legislativa na Câmara. Daniella foi levada pelos policiais até o local, acompanhada do procurador-geral da Fazenda Nacional, José Levi Mello.

Ao sair do local, Mello afirmou à imprensa que não houve registro de ocorrência e que estão "numa atmosfera absolutamente serena".

Leia mais sobre a participação do ministro Paulo Guedes na comissão:

Petistas provocam, e Guedes cita Venezuela

UOL Notícias