IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quem fizer cursos de finanças poderá pagar juros menores, diz chefe do BC

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

16/05/2019 11h28

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, afirmou hoje, em audiência pública de sete comissões no Congresso Nacional, que um grupo de trabalho na Casa estuda conceder incentivos para quem fizer cursos de educação financeira.

"Há um debate como a tecnologia e a criatividade podem ajudar a gerar educação. Se discute nesse grupo que quem participar de cursos teriam uma avaliação de crédito revista para melhor pelos bancos. Isso é bom porque as pessoas têm acesso a juros mais baixos e a inadimplência cai para as instituições financeiras", disse.

Segundo Campos Neto, o nível de educação financeira no Brasil é pior do que o nível médio de educação. O mesmo grupo de trabalho também estuda a possibilidade de que os clientes que fizerem cursos de educação financeira tenham descontos em produtos financeiros e acesso a promoções.

"Todas essas ideias, usando criatividade e tecnologia, são bem-vindas. Estamos estudando tudo isso. Nossa educação financeira é pior que nosso o nível médio de educação. Isso precisa mudar", declarou.

Campos Neto não detalhou quando esse programa de incentivos passaria a valer nem como isso seria regulamentado. Ele também não deixou claro se os bancos serão obrigados a adotar essas medidas ou se elas serão voluntárias.