IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Faculdade cria livro que conta legado cultural e histórico dos negros

Segundo a faculdade, livro consumiu cerca de 15 mil horas de trabalho - Reprodução
Segundo a faculdade, livro consumiu cerca de 15 mil horas de trabalho Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/05/2019 14h55

A Faculdade Zumbi dos Palmares se uniu à agência J. Walter Thompson em uma ação para divulgar o legado cultural e histórico dos negros. Trata-se do livro Black Box (Caixa Preta), que, em 200 páginas, busca destacar os grandes feitos de pessoas negras que não fazem parte dos livros didáticos de História.

Nas páginas, destaque para caixas pretas em papel vegetal translúcido, que revelam informações históricas importantes e nomes de heróis negros quando são viradas.

Antes disso, a faculdade havia lançado uma campanha para retratar o autor Machado de Assis como negro.

15 mil horas de pesquisa

Segundo a faculdade, foram investidas cerca de 15 mil horas de trabalho de pesquisadores, historiadores, jornalistas, professores e pessoas envolvidas com o ativismo negro.

Num extenso trabalho de design, o mapa do quilombo de Palmares, na divisa entre Alagoas e Pernambuco, foi utilizado para formar todas as imagens do livro.

"Não tínhamos ideia de quantos assuntos o livro teria. Quando começamos a pesquisar os temas, um mundo inteiro se abriu diante de nós, com descobertas que nunca poderíamos ter imaginado. E o resultado é um material repleto de reparações históricas", declaram Ariane Polvoni, editora-chefe, e Thamara Pinheiro, pesquisadora de conteúdo e redatora do projeto.