IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Relator diz que tentará colocar estados e municípios na reforma novamente

Deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou seu parecer na comissão da Câmara - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou seu parecer na comissão da Câmara Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

13/06/2019 16h44

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), disse que vai tentar recolocar estados e municípios dentro da reforma. O relatório foi apresentado hoje, tratando das alterações para servidores federais e da iniciativa privada.

"[Vamos] lutar para que a gente possa se entender cada vez mais e entregar essa reforma não só para os servidores da união e para população brasileira do setor privado. Mas entregar também para os servidores de estados e municípios. Esse vai ser nosso esforço", disse Moreira.

O impasse com a entrada de estados e municípios no projeto se dá por dois motivos. Parte dos deputados não quer assumir o desgaste de aprovar uma medida impopular junto aos seus eleitores e as eleições municipais do ano que vem. Muitos parlamentares projetam se lançar candidatos às prefeituras.

Líderes do centrão reclamam que há governadores que querem a reforma, mas se posicionam contrários ao projeto e com isso não ajudam a conseguir os 308 votos mínimos para aprovação.

O texto apresentado hoje por Samuel determina que os governos estadual e municipal precisarão aprovar uma lei ordinária (que precisa de maioria simples) para fazer valer as mudanças da PEC.

O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse que vai dialogar com os partidos para tentar ter quórum nas próximas sessões e finalizar o debate até quinta-feira que vem, dia 20.

"Estamos lutando para conseguir quórum amanhã e na segunda-feira, de maneira que na terça, quarta e quinta a gente consiga fazer a discussão. E votar logo na sequência. Esse período vai ser o que o governo vai intensificar o diálogo para conseguir os votos que porventura faltem", disse o líder.

Em declaração à imprensa, ontem, Samuel cobrou mais empenho do governo e disse que a articulação é fundamental para conseguir a aprovação da PEC.

Deputados batem boca em audiência sobre reforma

UOL Notícias