IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil tem cerca de 930 mil sites de e-commerce, aponta estudo

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/07/2019 12h15

O Brasil tem cerca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico, segundo o estudo "Perfil do E-commerce Brasileiro", feito por BigData Corp e PayPal. Em relação ao anterior, houve crescimento de 37,5%.

O levantamento analisou 23 milhões de sites voltados ao mercado brasileiro e constatou que metade deles estão ativos. Do total, cerca de 4 milhões são portais corporativos.

Em 2015, data do primeiro levantamento, o e-commerce respondia por 2,65% dos sites. Neste ano, o porcentual é de pouco mais de 7%. O levantamento apontou também que 65% das lojas online possuem perfil nas redes sociais.

Segundo Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp, o crescimento se deu por três fatores: investimentos que estavam represados no ano passado, novas alternativas de empreendedorismo e empresários que acham o e-commerce interessante para aumentarem suas vendas.

"O consumidor se atenta para fatores como conveniência, segurança e acessibilidade. Hoje, ele está mais confortável para comprar pela internet", afirmou Thoran.

Mais compras pelo celular

Cerca de 3/4 dos sites identificados pelo estudo são "responsivos", ou seja, se adaptam bem às telas de computadores, tablets e celulares.

"O mobile está mudando a forma das pessoas comprarem", declarou Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.

Segundo dados da Statista, portal de estatísticas, 112 milhões de pessoas no Brasil acessarão a internet via celular até 2021.