IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Prévia' do PIB sobe 0,54% em maio; em 12 meses, cresce 1,31%, diz BC

Do UOL, em São Paulo

15/07/2019 08h36Atualizada em 15/07/2019 09h52

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), registrou alta de 0,54% em maio, na comparação com abril, informou o Banco Central. É o primeiro avanço após quatro meses seguidos de queda.

Na comparação com maio do ano passado, quando houve a greve dos caminhoneiros, o índice teve avanço de 4,4%. No acumulado de 12 meses, o IBC-Br registrou crescimento de 1,31%.

A "prévia do PIB" avançou em maio, compensando parte da perda de 1,6% acumulada nos quatro meses anteriores, segundo a consultoria Rosenberg Associados. "O bom resultado corrobora a expectativa de leve crescimento do PIB no segundo trimestre do ano", afirmou, em nota.

Para o Bradesco, os indicadores de atividade econômica de maio sugerem crescimento de 0,2% do PIB no segundo trimestre.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB do Brasil teve recuo de 0,2% no primeiro trimestre na comparação com os últimos três meses de 2018, na primeira queda trimestral desde o fim de 2016.

Indústria e comércio em baixa

Em maio, a produção da indústria brasileira recuou 0,2%, e continuou mostrando instabilidade do setor. As vendas no varejo frustraram as expectativas e recuaram 0,1% sobre abril, mas o setor de serviços surpreendeu positivamente ao mostrar estabilidade.

Sem conseguir engatar um ritmo mais forte, a economia brasileira ainda tem cerca de 13 milhões de desempregados, com números recordes de desalentados e subutilizados.

Governo reduz previsão de crescimento do PIB

No final da semana passada, o governo cortou sua projeção para o crescimento da economia este ano a 0,81%, sobre 1,6% anteriormente. Também passou a ver elevação de 0,3% no segundo trimestre sobre o trimestre anterior, com ajuste sazonal.

Nesta segunda-feira (15), a pesquisa Focus realizada semanalmente pelo Banco Central junto a uma centena de economistas mostrou que a estimativa para a atividade neste ano agora é de crescimento de 0,81%, indo a 2,1% em 2020.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias