IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Boleto poderá ser usado para fazer depósito em conta, diz BC

Do UOL, em São Paulo

01/08/2019 18h58

Clientes de instituições de pagamento e de bancos poderão usar boletos bancários para fazer depósitos em suas próprias contas, informou o Banco Central. Para isso, o boleto terá que ser emitido em nome do titular da conta e só poderá ser pago em benefício dele.

Segundo o BC, a medida, aprovada por meio da Circular 3.956, poderá atender a clientes de instituições que não possuem redes físicas de atendimento ("bancos digitais") e pessoas que não têm contas de depósito. Ainda de acordo com o BC, a circular institucionaliza uma prática que já é adotada por algumas instituições.

"O boleto é um instrumento interbancário de ampla aceitação, que possibilita depósitos ou aportes em contas com flexibilidade de utilização, aceitando inclusive pagamentos em espécie", informou, em nota.

"A mudança feita pelo BC está em linha com a diretriz de assegurar a ampla concorrência, a interoperabilidade e o acesso não discriminatório aos serviços e às infraestruturas necessárias ao funcionamento dos arranjos de pagamento", disse.

O que é preciso para os juros caírem de verdade no Brasil?

UOL Notícias