IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC diz que não estuda mudar cálculo do rendimento da poupança

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 12h55

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou hoje que o órgão não estuda mudar o cálculo do rendimento da caderneta de poupança. A declaração foi dada durante a apresentação do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje.

"Gostaria de deixar bastante claro que não existe nenhum estudo de mudança da remuneração de poupança sendo feito pelo BC neste momento", afirmou. "Não estamos trabalhando nisso."

Equipe econômica estuda mudança

No início de setembro, técnicos do governo disseram que a equipe econômica discute encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta para mudar a rentabilidade da poupança, via projeto de lei ou MP (Medida Provisória).

A mudança poderia aumentar a rentabilidade da poupança, o que beneficiaria o poupador e o setor imobiliário, que se financia com recursos da poupança.

A ideia do Ministério da Economia seria substituir a TR (Taxa Referencial), usada como referência para a poupança hoje. Uma das alternativas seria o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Hoje, a rentabilidade da poupança equivale à TR, hoje zerada, mais 0,5% ao mês. Porém, quando a Selic (taxa básica de juros) é igual ou inferior a 8,5%, a remuneração das cadernetas é menor, correspondente à TR mais 70% da Selic. É o que acontece atualmente, com a Selic a 5,5% ao ano.

(Com Reuters)

Se não sabe responder a estas 5 questões, será muito difícil ficar rico

UOL Notícias