IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no país, faz voo de estreia

Azul recebeu o 1º Embraer E195-E2 em setembro - Vinícius Casagrande/UOL
Azul recebeu o 1º Embraer E195-E2 em setembro Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em Brasília

16/10/2019 13h35Atualizada em 16/10/2019 15h43

Resumo da notícia

  • A Azul realizou na manhã de hoje o primeiro voo do mundo com passageiros do Embraer E195-E2
  • Com capacidade para até 146 passageiros, é o maior avião comercial já produzido no Brasil
  • O voo inaugural foi entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e Brasília (DF), apenas com convidados
  • O novo avião começa a fazer voos regulares com passageiros a partir do final do mês

A Azul realizou na manhã de hoje o primeiro voo do mundo com passageiros do Embraer E195-E2, o maior avião comercial já fabricado no Brasil. A aeronave faz parte da segunda geração dos jatos comerciais da Embraer.

A rota escolhida para o voo inaugural do novo avião foi entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e Brasília (DF). O primeiro voo contou apenas com a presença de convidados. O novo avião começa a fazer voos regulares com passageiros a partir do final do mês.

Com a conclusão do acordo entre a Embraer e a Boeing, prevista para o início do próximo ano, o avião passará a fazer parte do portfólio de produtos da Boeing. A divisão de aviação comercial da fabricante brasileira foi vendida para a norte-americana em um negócio avaliado em US$ 5,26 bilhões. A Boeing terá 80% de participação e a Embraer ficará com os outros 20%.

Avião deve ser apresentado a autoridades

Em Brasília, o E195-E2 deve ser apresentado a autoridades do governo brasileiro. A partir das 17h deve acontecer uma cerimônia com o presidente da Azul, John Rodgerson, e os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. A presença do presidente Jair Bolsonaro no evento chegou a ser anunciada pela Azul, mas no mesmo horário constava na agenda do presidente uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O presidente da Azul afirmou que escolheu fazer o primeiro voo para Brasília para apresentar aos membros do governo a nova aeronave, já que a Azul é a única companhia aérea brasileira a voar com aviões da Embraer. "Queremos apresentar esse avião ao governo porque somos a companhia aérea que mais investe no Brasil, comprando aeronaves feitas no Brasil e gerando empregos" disse.

"Essa aeronave tem muitos valores que acreditamos que são os mesmos valores do governo", afirmou, em referência à pintura do avião que tem diversas palavras pintadas na fuselagem, como inovação, segurança, integridade e consideração.

Segundo o presidente da Azul, a chegada da nova geração de jatos comerciais da Embraer na frota da empresa vai ajudar no crescimento da companhia nos próximos anos. "Vamos continuar crescendo. Temos muitas oportunidades e precisamos acreditar no país. O brasileiro voa muito pouco e vamos mudar isso. A Azul já está em 105 cidades e daqui a cinco anos queremos estar em 150 cidades. Vamos ter mais de 50 dessas aeronaves voando no país inteiro", afirmou.

Durante o voo com convidados e funcionários a bordo, John Rodgerson assumiu o papel de comissário de bordo e serviu snacks a todos os passageiros. - Vinícius Casagrande/UOL - Vinícius Casagrande/UOL
Durante o voo com convidados e funcionários a bordo, John Rodgerson assumiu o papel de comissário de bordo e serviu snacks a todos os passageiros
Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

Modelo é o maior avião comercial feito pela Embraer

Com capacidade para até 146 passageiros, o novo Embraer E195-E2 é o maior avião comercial já produzido no Brasil. A Azul, no entanto, utiliza o avião com dez assentos a menos de sua capacidade máxima por conta das primeiras fileiras, que contam com mais espaço.

Em relação à primeira versão do E195, o novo modelo ficou três metros mais comprido, recebeu novos motores mais econômicos e modificações aerodinâmicas. Essas mudanças fizeram com que o avião tivesse uma redução de 25,4% no custo por assento.

Mais espaço para bagagem e telas mais modernas

Maior, o avião também ficou mais confortável para os passageiros. O novo E195-E2 da Azul tem novas poltronas, telas maiores, nova iluminação e mais espaço para a bagagem de mão devido à instalação de bagageiros maiores. "Agora, todo passageiro pode colocar sua mala no bagageiro interno", afirmou o presidente da Azul durante a entrega do primeiro avião.

Todas as poltronas do avião da Azul contam com tela individual de entretenimento, que permite assistir filmes e TV ao vivo. Além de um pouco maior, a tela agora é touchscreen e conta com uma melhor definição das imagens. O monitor ainda tem uma saída USB que permite carregar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, durante o voo.

O aumento da capacidade, porém, não alterou uma das principais características dos jatos comerciais da Embraer. A configuração segue com apenas duas poltronas lado a lado, sem o assento do meio comum nos aviões da Boeing e da Airbus. Isso permite mais conforto a todos os passageiros.

A Azul tem uma encomenda total de 51 aviões Embraer E195-E2 e deve ser a maior operadora do modelo no mundo. A companhia aérea deve receber mais cinco aeronaves do modelo até o final do ano. Os novos aviões deverão substituir gradativamente os jatos da primeira geração da frota da Azul.

O presidente da Azul sinalizou hoje que a empresa pode anunciar no início do próximo ano a compra de mais 24 aviões Embraer E195-E2. Com isso, a frota da Azul teria um total de 75 aviões do modelo. "Ainda estamos analisando, mas as chances são grandes", disse.

Segundo Rodgerson, as novas aeronaves devem ser usadas para abrir rotas. "Muitos voos que não eram viáveis com o E1 podem dar certo com o E2. Não voamos para o Acre e agora será viável", afirmou.

O presidente da Azul afirmou que a empresa deve crescer principalmente nos hubs de Viracopos, Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), e Recife (PE).

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Embraer mostra primeiro voo do modelo E195-E2

UOL Notícias