IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa reduz juros para financiar imóveis; taxa mínima cai para 6,75% ao ano

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

30/10/2019 15h29

Resumo da notícia

  • Banco vai reduzir taxa mínima para financiar imóveis em 0,75 ponto percentual, para 6,75% ao ano mais TR
  • Os juros máximos cairão 1 ponto percentual, de 9,5% mais TR para 8,5% mais TR. A TR é a Taxa Referencial, que atualmente está zerada
  • É a terceira redução nos juros do financiamento imobiliário da Caixa neste ano e a segunda no mês de outubro.
  • O anúncio foi feito antes da divulgação da decisão do BC sobre a taxa básica de juros, a Selic. Expectativa é de corte de 0,5 ponto percentual
  • O banco público também anunciou o lançamento do aplicativo "Caixa Tem", para clientes de baixa renda e beneficiários de programas sociais.

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje redução nos juros para financiamento de imóveis com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). A taxa mínima caiu 0,75 ponto percentual, de 7,5% ao ano mais TR para 6,75% ao ano mais TR. A TR é a Taxa Referencial, que atualmente está zerada. Os juros máximos caíram 1 ponto percentual, de 9,5% mais TR para 8,5% mais TR.

Os novos percentuais só valem para novos contratos e entram em vigor em 6 de novembro. No site da Caixa é possível fazer simulações de valores.

É a terceira redução nos juros do financiamento imobiliário da Caixa neste ano e a segunda no mês de outubro.

A medida abrange tanto as linhas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), para imóveis de até R$ 1,5 milhão e que permite o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), quanto as do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), para imóveis acima de R$ 1,5 milhão e sem a possibilidade de uso do fundo.

O anúncio foi feito antes da divulgação da decisão do Banco Central sobre a taxa básica de juros, a Selic. A expectativa do mercado é de corte de 0,5 ponto percentual.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que, com juros menores, haverá maior demanda por imóveis e que as novas taxas fazem a faixa 3 do programa Minha Casa Minha Vida perder competitividade.

"A faixa 3 passa a não ser mais competitiva. A faixa 3 basicamente perde competitividade. Atualmente, estaria a 7,93% a 8,47%", afirmou.

Caixa lança aplicativo para baixa renda

O banco público também anunciou o lançamento do aplicativo "Caixa Tem" para clientes de baixa renda e beneficiários de programas sociais. Nele, será possível realizar pagamentos de contas, transferências e consultas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ao Bolsa Família e a outros serviços.

Para usar o aplicativo, o usuário precisa inserir o CPF e a senha, que é a mesma para realizar transações. Pelo menos 10 mil clientes já usaram o aplicativo, que está disponível para ser baixado.

(Com Reuters)

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.