IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do BC critica tarifas da TecBan para saques em caixa eletrônico

O economista Roberto Campos Neto, indicado para assumir a presidência do Banco Central em substituição a Ilan Goldfajn, é sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O economista Roberto Campos Neto, indicado para assumir a presidência do Banco Central em substituição a Ilan Goldfajn, é sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

06/11/2019 12h24Atualizada em 06/11/2019 16h05

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, criticou nesta quarta-feira as tarifas para realização de saques cobradas pela TecBan, empresa controlada pelos cinco maiores bancos, que é dona da rede de caixas eletrônicos Banco 24 horas. A afirmação foi feita durante audiência pública na CFT (Comissão de Finanças e Tributação) da Câmara dos Deputados.

"A tarifa que o senhor mencionou é a do saque em ATM (caixa eletrônico) e é um tema que nós estamos olhando. A TecBan é controlada pelos grandes bancos. As tarifas são grandes para pequenos bancos, o que inviabiliza a competição. O BC tem acompanhado isso", disse Campos Neto, em resposta a pergunta de um parlamentar.

Em nota, a TecBan afirmou que "não determina política de cobrança para serviços e fica a cargo de cada instituição financeira determinar o repasse ou não dessa taxa para seu cliente" e que "a resolução 3.919 do Banco Central garante aos clientes, com conta corrente pessoa física, o benefício de efetuar, todo mês, até quatro saques sem tarifas, além de duas transferências e dois extratos, nos canais que compõem a rede de atendimento do banco, incluindo o Banco24Horas" (leia mais abaixo a íntegra da resposta).

Sistema 'muito concentrado'

Campos Neto também declarou que o sistema bancário brasileiro é muito concentrado, mas declarou que isso não é uma exclusividade do mercado brasileiro. Segundo ele, essa é uma realidade mundial que se intensificou depois da crise econômica mundial.

"O sistema bancário brasileiro é muito concentrado. O sistema mundial ficou muito concentrado, na Europa principalmente. O medo de crise sistêmica era maior que o medo de falta de competição", declarou.

Leia a íntegra da nota da Tecban

"A TecBan esclarece que não determina política de cobrança para serviços e fica a cargo de cada instituição financeira determinar o repasse ou não dessa taxa para seu cliente. A empresa informa que atua como plataforma aberta, defende a inclusão financeira e está disponível para o sistema financeiro, oferecendo soluções como o Hub Digital que acelera a entrada de fintechs e instituições de pagamento, ampliando o acesso ao dinheiro a mais pessoas no país. Importante reforçar que a resolução 3.919 do Banco Central garante aos clientes, com conta corrente pessoa física, o benefício de efetuar, todo mês, até quatro saques sem tarifas, além de duas transferências e dois extratos, nos canais que compõem a rede de atendimento do banco, incluindo o Banco24Horas".