IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Black Friday: Retração no consumo reduz preços e pode ajudar em promoções

Tradição de descontos na última sexta-feira de novembro iniciou nos EUA e virou fenômeno mundial - Estadão Conteúdo
Tradição de descontos na última sexta-feira de novembro iniciou nos EUA e virou fenômeno mundial Imagem: Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

27/11/2019 20h33

O comparador de preços JáCotei fez um levantamento de 16 das categorias mais procuradas por consumidores durante a Black Friday e apontou que 12 delas apresentaram queda nos preços antes mesmo do início das promoções. O fator que explica isso, segundo o CEO Antônio Coelho, é a retração no consumo e lei da oferta e da procura.

Por meio de um monitoramento feito nos últimos seis meses, o portal assinalou quais foram as maiores buscas e modificações nos preços.

Nos últimos 30 dias, os itens que sofreram redução nos preços foram justamente aqueles que haviam recebido os maiores aumentos no mês anterior: micro-ondas (-10,4%), lavadoras de roupas (-8,6%), fraldas (-8%), impressoras (-5,1%) e fritadeiras (-3%).

Já as categorias que tiveram os valores elevados ao longo do último mês foram: purificadores de água e aspiradores de pó (4,9% de aumento em ambas), som portátil (3,3%), TV's (2,5%), smartphones (0,7%) e notebooks (0,6%).

Já na análise global, dos últimos seis meses, houve deflação média de -5,6% no semestre. As categorias que apresentaram preços superiores a junho foram: purificadores de água (8%), pneus (2,7%), geladeiras (2%) e fogões (0,5%).