IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Central divulga proposta de regras para Open Banking

João José Oliveira

do UOL, em São Paulo

28/11/2019 19h15

Resumo da notícia

  • No novo sistema bancário apresentado, o open banking, bancos e financeiras vão abrir informações de clientes a concorrentes
  • Regras vão receber sugestões dos participantes de mercado até 31 de janeiro de 2020
  • Banco Central diz que Open Banking vai aumentar a concorrência e, assim, reduzir custos dos produtos bancários para clientes
  • Consumidor que não quiser abrir seus dados poderá manter sigilo

O Banco Central colocou em consulta pública nesta quinta-feira (28), com prazo até 31 de janeiro de 2020, o texto com as regras para implementação no país do Sistema Financeiro Aberto, o chamado "Open Banking". Durante esse período, os participantes do mercado poderão dar sugestões ao BC, que, então, definirá a versão final das regras.

O Open Banking é um conjunto de regras para organizar o compartilhamento de dados e serviços do sistema financeiro por meio de abertura e integração das informações. Permite que mais instituições financeiras e empresas autorizadas a funcionar pelo BC possam oferecer produtos bancários.

Segundo o BC, o Open Banking vai favorecer o surgimento de modelos de negócios que facilitem a comparação entre produtos e serviços disponíveis no sistema financeiro.

"Assim, será possível estimular a criação de um ambiente mais competitivo e eficiente na realização de produtos e serviços financeiros, inclusive operações de crédito e de pagamento. Isso é favorecido pelo compartilhamento por meio eletrônico, de forma segura, ágil e conveniente, observando, entre outros, requisitos de transparência e de prévio consentimento do cliente", disse o Banco Central em nota.

As regras sugeridas pelo Banco Central definem, entre outros aspectos, o universo mínimo de instituições participantes e os dados e serviços abrangidos, bem como os requisitos para compartilhamento, as responsabilidades pelo compartilhamento, a convenção celebrada entre os participantes e o cronograma de implementação.

A base do Open Bankig é o compartilhamento das informações dos consumidores. As pessoas que não quiserem compartilhar seus dados poderão impedir esse processo, por meio de solicitação ao banco ou instituição financeira da qual é cliente.

Teste de novos produtos e serviços

O Banco Central também apresentou o texto com sugestão de regras para o Sandbox Regulatório, que permitirá que instituições já autorizadas e ainda não autorizadas a funcionar pelo BC possam testar projetos inovadores, como novos produtos, serviços ou modelos de negócio, com clientes reais, sujeitos a requisitos estabelecidos na regulamentação específica.

Duplicata Escritural

O BC divulgou, ainda, o texto com as propostas para a duplicata escritural. Pela proposta, o escriturador assume papel central na emissão e na negociação da duplicata. O objetivo é aumentar a qualidade desse ativo financeiro, tanto no aspecto legal quanto no operacional.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Cadastro positivo promete crédito mais barato

Band Notí­cias