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Teve problemas ao comprar durante a Black Friday? Veja onde e como reclamar

Maria Carolina Abe

Do UOL, em São Paulo

28/11/2019 20h37

Oito em cada dez brasileiros devem comprar algo nesta Black Friday, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (28). Se é o seu caso, vale tomar alguns cuidados para evitar dor de cabeça. Mesmo assim, pode ser que as coisas não saiam como planejado.

    Veja onde e como reclamar se tiver problemas ao comprar durante a Black Friday.

    Procon do seu estado

    Se precisar fazer denúncias de oferta enganosa ou outro tipo de problema, o consumidor pode usar os canais de atendimento do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de seu estado ou cidade (veja aqui os contatos dos Procons).

    Procon-SP

    Especialistas do Procon de São Paulo trabalharão em horário estendido durante a Black Friday. O consumidor do estado pode fazer reclamações pelos seguintes canais:

    • pelo site https://consumidor.procon.sp.gov.br/ (é preciso cadastrar-se ou fazer login; depois, clicar na aba Black Friday; preencher os campos relacionados à reclamação; no campo "Pedido, selecionar a opção "Fiscalização"; é possível incluir um print da tela relacionada ao problema).
    • pelo aplicativo, em qualquer horário; o app deve ser atualizado nas lojas Play Store e App Store
    • pelo telefone 151, das 8h de quinta (28) às 2h de sexta (29), e entre as 6h e as 22h de sexta (29)

    O Procon-SP afirma que irá fiscalizar sites e lojas físicas durante o período.

    Site Reclame Aqui

    O site também montou um esquema especial de atendimento para a data. Os consumidores poderão fazer as reclamações pelos seguintes canais:

    Quais os problemas mais comuns

    Entre as queixas mais comuns, segundo o Procon-SP, estão:

    • maquiagem de desconto (desconto oferecido sobre o preço não é real)
    • mudança de preço ao finalizar a compra
    • pedido cancelado após finalizar a compra
    • produto ou serviço indisponível
    • não entrega ou demora na entrega
    • site falhando ou fora do ar

    De acordo com o site Reclame Aqui, os produtos que motivaram mais reclamações foram:

    • celular
    • perfume
    • plano pós-pago (de telefonia celular)
    • redes online (games)
    • serviços de entrega
    • produtos para pets (especialmente coleiras e focinheiras)