IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investimentos

CDI: O que é? Qual a relação com os meus investimentos?

11/12/2019 15h02

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título emitido pelos bancos para regular empréstimos de curtíssimo prazo entre as próprias instituições. É como se fosse o "CDB dos bancos", usado para um emprestar dinheiro para o outro.

O CDI é muito conhecido porque ele é um índice de referência, ou seja, vários investimentos têm seu rendimento atrelado ao do CDI. Produtos como CDB, LCI e LCA, por exemplo, usam percentuais do CDI para determinar seu rendimento. Por isso, é comum ver informações como "rendimento de 90% do CDI" ou "rendimento de 100% do CDI".

Para que os bancos usam o CDI?

Uma regra do Banco Central obriga os bancos e instituições financeiras a fecharem o dia com saldo positivo, chamada Índice de Basileia, que determina a proporção de dinheiro que um banco precisa ter em relação aos empréstimos que pode oferecer.

Quando o banco não fecha o dia com o saldo positivo de acordo com essa norma, ele empresta recursos de outro banco para não descumprir a regra do BC. O CDI é o título usado nessas operações entre as instituições financeiras.

Qual a relação entre a taxa CDI e a taxa Selic?

A taxa CDI é sempre um pouco mais baixa que a taxa básica de juros, a Selic, e elas normalmente têm valores muito próximos.

Onde encontrar dados sobre CDI?

A taxa CDI é calculada a partir da média das operações feitas entre os bancos. Quem faz isso diariamente é a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados), que agora faz parte da B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Os dados históricos e a forma de cálculo também podem ser consultados no site da Bolsa.

(Reportagem de Vinícius Pereira, colaboração para o UOL, em São Paulo)

Investimentos