IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Poupança perderá da inflação em 2020, mas veja para quem ela ainda serve

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

30/12/2019 04h00

Com a taxa básica de juros (Selic) em 4,5% ao ano, a poupança terá um rendimento anual de 3,15% em 2020, abaixo da inflação esperada para o próximo ano, de 3,6%. Será a primeira vez que a poupança perderá para a inflação desde 2015.

Com os juros baixos, a poupança rende menos por causa de uma regra criada em 2012. Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 6,17% ao ano (0,5% ao mês) mais TR. Porém, quando a Selic é igual ou menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic mais TR.

Para quem a poupança ainda vale a pena?

Apesar de perder para a inflação, a poupança ainda pode ser uma alternativa para, pelo menos, cinco grupos de pessoas, por razões bastante distintas. Veja abaixo:

1. Quem guarda dinheiro em casa: Pode parecer brincadeira, mas muitos brasileiros ainda não têm conta em banco e recebem o salário em espécie. Com isso, as economias são feitas em casa, em cofrinhos, guardados em caixas ou nas gavetas dos armários. Para casos assim, a poupança é uma alternativa.

2. Quem ganha pouco e poupa pouco a cada mês: Em geral, quem tem baixa renda consegue economizar um valor pequeno por mês. A maior parte do dinheiro é gasto com alimentação e aluguel. Para essas pessoas, a poupança é uma opção segura.

3. Quem quer resgatar o dinheiro em pouco tempo: A poupança pode ser uma alternativa para quem recebeu uma quantia significativa, pretende usar o dinheiro em pouco tempo, mas não quer deixá-lo na conta corrente, sujeito a tarifas.

4. Quem quer fazer uma reserva de emergência: Quem já tem aplicações mais rentáveis, de médio e longo prazos, costuma guardar um pouco também para uma reserva para emergências. Esses recursos podem ser depositados na poupança, já que podem ser sacados a qualquer momento.

5. Quem tem depósitos anteriores a maio de 2012: Quem tem dinheiro na poupança antiga, depositado antes de maio de 2012, ainda tem um rendimento garantido de 6,17%. Esse grupo não terá perdas em 2020 e manterá um rendimento maior que a inflação. Nesses casos, a indicação é manter o dinheiro.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Três dicas eficientes para economizar e investir

UOL Notícias