IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

5 bancos prorrogam vencimento de dívidas de pessoas físicas e MPES

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 12h24Atualizada em 16/03/2020 18h08

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que cinco de seus maiores bancos associados vão atender o pedido de prorrogação do vencimento de dívidas. Segundo o órgão, a medida visa estimular a economia brasileira em meio às ações para conter a pandemia do coronavírus e "seus efeitos negativos no emprego e na renda".

"Os bancos estão engajados em continuar colaborando com o País com medidas de estímulo à economia. Nesse sentido, os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados", diz o comunicado divulgado pela federação.

A entidade informou que cada um dos bancos vai definir que tipo de dívida será passível de prorrogação, qual procedimento será adotado para a solicitação e os detalhes de como ela vai funcionar. "O ideal é os clientes entrarem em contato com os bancos por telefone ou pela internet para levantar essas informações antes de irem às agências", informou a Febraban.

A decisão dos bancos veio logo depois de o CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão do governo responsável pela formulação da política da moeda e do crédito, anunciar medidas que liberaram recursos que os bancos tinham que deixar parados. Pela nova regra, as instituições financeiras não precisam mais separar um dinheiro como garantia quando repactuar uma dívida com um cliente. Isso vale por seis meses.