IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBGE suspende coleta presencial de dados para pesquisas de inflação

Mykyta Dolmatov/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Mykyta Dolmatov/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

18/03/2020 10h20

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou hoje que decidiu suspender a coleta de preços presencial nos locais de compra, referente aos índices de preços do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC). A decisão foi tomada levando em consideração o quadro de emergência em saúde pública causado pelo novo coronavírus e as orientações do Ministério da Saúde.

O instituto informou que estuda alternativas para a realização da pesquisa de modo que não envolvam a coleta de preços presencialmente.

"Toda e qualquer opção ou possibilidade serão, antes, testadas e validadas para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE, tendo em vista a série histórica dos dados", diz o comunicado divulgado.

Coleta para PNAD Contínua também foi suspensa

Ontem, o IBGE havia informado que decidiu suspender a coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) pelo mesmo motivo.

A PNAD Contínua acompanha as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país.

A pesquisa começou, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, se tornou definitiva em todo o país.

* Com Agência Brasil

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas